Como sabemos, as princesas não existem só nos contos de fadas, mas o que é uma princesa real atualmente? Sua Alteza Sereníssima, Charlene de Mônaco, pode nos ajudar com essa questão. Nascida em Bulawayo, Zimbabwe, em 25 de janeiro de 1978, a sucessora de Grace Kelly na Casa Grimaldi era uma plebeia e nadadora olímpica. Por isso, confira a seguir o que selecionamos sobre a história e o estilo inconfundível dela:
HISTÓRIA
Primeiramente, Charlene é filha de Michael Kenneth, um gerente de vendas, e Lynette Wittstock, ex-mergulhadora e treinadora de natação. Também, possui dois irmãos mais novos, Gareth e Sean. Suas origens levam aos imigrantes ingleses, irlandeses e alemães que imigraram para o continente no século XIX com o objetivo de fugir das dificuldades econômicas na Europa. Por volta do final da década de 80, a família se mudou para a África do Sul, onde ela frequentou a Tom Newby Primary School, em Benoni.
CARREIRA
Um sucesso na natação da África do Sul, Charlene ganhou três medalhas, duas de ouro e uma de prata, na competição All-Africa Games, realizada na capital Johannesburg. Ainda assim, ela representou o país na Commonwealth Games, evento esportivo destinado aos países da coroa britânica, entre 1998 e 2002. Isso rendeu uma medalha de prata na final de 4 x 100 metros no revezamento medley, uma das categorias da modalidade.
Além disso, ela também fez parte do time competitivo de 4 x 100m medley da África do Sul nas Olimpíadas de Verão, em 2000. O grupo ficou em quinto lugar. Durante sua carreira como atleta de alta performance, ela deu aulas de natação para crianças em situação de pobreza. Em 2007, Charlene recuperou o título de Campeã Sul-Africana de 50 metros de costas, quando completou a distância nadando em apenas 30:16 segundos. Portanto, ficando em terceiro lugar na Telkom SA National Aquatic Championships. Atrás, inclusive, de uma brasileira: Fabíola Molina. Por fim, ela se retirou das competições no mesmo ano.
“O esporte me deu ímpeto e disciplina e também me ensinou a permanecer humilde.”
– Charlene de Mônaco
PRÍNCIPE ALBERT E NOIVADO
O atual Príncipe Soberano, Albert, sucedeu o pai Rainier III em abril de 2005 e é filho da falecida ex-atriz Grace Kelly. Mas, nessa época, ele já conhecia Charlene. Os dois se conheceram em 2000, na Marenostrum International Swimming Meet, em Mônaco. Ele também era um atleta olímpico, competindo no esporte de inverno bobsleigh. O qual consiste em duas equipes de duas ou quatro pessoas que realizam descidas em uma pista de gelo estreita um trenó. Entretanto, a estreia pública do casal aconteceu apenas em 2006, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno do mesmo ano.
CASAMENTO E FILHOS
Assim, o noivado foi anunciado em 23 de junho de 2010, após quatro anos de namoro aos olhos do público. No ano seguinte, o casal se tornou oficialmente marido e esposa. A sul-africana optou por um vestido ombro a ombro, em cor marfim, do estilista Giorgio Armani com 400 mil cristais Swarovski e um véu de 20 metros. Os dois possuem 20 anos de diferença, ou seja, Charlene tinha 33 e Albert 53 anos na época. Além disso, a então princesa se converteu ao catolicismo para poder casar-se, sendo uma das nobres que pode usar branco na presença do Papa. Em dezembro de 2014, ela deu à luz aos filhos gêmeos, a Princesa Gabriella e o Hereditário Príncipe Jacques.
TRABALHO NA REALEZA
Como membro ativo da realeza de Mônaco, Charlene trabalha ativamente com filantropia e comparece a eventos reais. Ente suas várias ações sociais de destaque, há a criação da Fundação Princesa Charlene de Mônaco, em dezembro de 2012, que tem ligação com sua carreira de atleta. A missão da entidade é acabar com os afogamentos por meio da conscientização infantil e de medidas preventivas. Também, ela é copatrocinadora da Giving Organizations Trust, um grupo de instituições de caridade sul-africano relacionadas a AIDS, crianças carentes e ambientalismo.
ESTILO
Hoje, aos 42 anos, o estilo da princesa é considerado elegante. Apesar de ser criticada pela dificuldade de adaptação à vida na realeza, Charlene chama a atenção pelo seu bom gosto e influência na moda. Então, discreta e moderna, mas por vezes ousada, ela dá um toque fashion para a Casa Grimaldi. Portanto, confira a seguir alguns insights:
Metalizados e brilhos estão no guarda-roupa da Princesa de Mônaco, principalmente para eventos noturnos, onde ela costuma ousar mais.
Ela gosta de referências vintage! Em 2015, no Dia Nacional de Mônaco, Charlene optou por um chapéu e pérolas com vibes dos anos 50.
O decote ombro a ombro é um dos favoritos da princesa.
Inspiração em Diana! Durante um jantar privado da grife Ralph Lauren, em 2013, ela atraiu olhares ao usar um vestido na cor violeta e brincos de diamante lilás que lembravam looks da eterna Princesa de Gales britânica.
Ainda assim, conjuntos com calças também são escolhas frequentes de Charlene. Mas, isso não quer dizer que seja sem graça: cores vibrantes e modelagens com recortes assimétricos aparecem nos looks da princesa.
Por fim, capas são um detalhe statement das quais Charlene não abre mão. Então, que tal se inspirar na princesa?