Imagens: Reprodução/Internet
O cosmético icônico e clássico na maquiagem das mulheres tem a sua própria data. Hoje, 29 de julho é o Dia Internacional do Batom, criado nos Estados Unidos e comemorado no mundo inteiro. Inclusive, Marilyn Monroe foi uma das celebridades que fez do batom sua marca registrada, principalmente o tom vermelho-escuro na década de 1950.
Portanto, em comemoração à data, selecionamos três curiosidades históricas e atuais sobre o batom, item de make queridinho entre as mulheres. Confere a seguir:
1. POPULARIZAÇÃO
A Rainha Elizabeth I (1533– 1603) fez com que o batom voltasse à moda, principalmente na aristocracia, mesmo sendo considerado anteriormente acessório de bruxas ou prostitutas. Vaidosa, ela faleceu maquiada com pasta branca no rosto e camadas do cosmético vermelho nos lábios. No filme Duas Rainhas, a atriz Margot Robbie interpreta a monarca, mostrando o visual da época.
2. O BATOM MODERNO
Inventado por Maurice Levy, o primeiro batom moderno, comercializado em recipientes cilíndricos de metal, foi criado em 1915. Apesar de inicialmente ser utilizado geralmente apenas por sufragistas, ele ganhou mais aceitação entre as mulheres, a princípio entre o final da década e os anos 1920.
3. NA LUTA FEMININA
Como citado anteriormente, o batom está ligado diretamente às lutas femininas do início do século XX. Na década de 1910, Elizabeth Arden, nome reconhecido no período entre a indústria de cosméticos americana, distribuiu o Red Door Red para mulheres durante uma marcha pelo voto feminino na 5a Avenida, em Nova York. Por fim, recentemente, em parceria com a atriz Reese Whiterspoon, a marca homônima lançou uma nova versão inspirada no acontecimento.