Imagens: Reprodução/Pinterest
O terceiro filme da franquia Legalmente Loira era previsto, há dois anos, para fevereiro deste ano, em razão do Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Mas o lançamento não ocorreu a tempo! Entretanto, a atriz Reese Witherspoon, que interpreta a protagonista icônica Elle Woods, confirmou no Instagram que o longa-metragem vai acontecer, mesmo que ainda não tenha data marcada para estrear.
Ainda, o novo script será assinado por Mindy Kaling, que escreveu The Office, The Mindy Project e Eu Nunca…, e Dan Goor, um dos criadores de Brooklyn Nine-Nine e roteirista de Parks and Recreation. Portanto, o enredo do filme, escrito anteriormente pelos roteiristas originais, Kirsten Smith e Karen McCullah, será reescrito do zero.
LEGALMENTE LOIRA
Comédia de 2001 que conquistou o público, o longa-metragem trata de questões que marcaram o universo feminino nos últimos anos. Temas como a capacidade das mulheres e a aprendizagem em torno dos relacionamentos que as valorizem são pontos fortes. Além disso, o ditado “não julgar pela aparência” é uma das principais lições do filme, que foi indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme de Comédia ou Musical. Reese Whiterspoon também foi indicada para Melhor Atriz – Filme Musical ou Comédia.
“Elle Woods (Reese Whiterspoon) é uma garota que tem tudo que possa querer. Ela é a presidente da fraternidade de onde estuda, Miss Junho no calendário do campus e, além disso, uma loira natural. Elle ainda namora o mais bonito garoto de seu colégio, Warner Huntington III (Matthew Davis), com quem inclusive planeja se casar no futuro. Mas Elle tem um problema que incomoda Warner: ela é fútil demais! Até que, quando Warner vai estudar Direito na Universidade de Harvard, ele passa a namorar uma nova garota (Selma Blair) e decide largar Elle, que não se dá por vencida e decide estudar a fim de também passar para o curso de Direito e, ainda por cima, provar sua inteligência.”
– Sinopse de Legalmente Loira
REFLEXÕES ATUAIS
De forma divertida e otimista, a obra mostra que mulheres não devem ser julgadas pela aparência. A personagem principal, Elle Woods, é uma patricinha típica à primeira vista. Porém, como demonstrado no longa, ela é extremamente decidida e focada nos seus objetivos. Formada em Moda, ela decide entrar no curso de Direito em Harvard, onde descobre que advocacia é a sua paixão. Amor próprio e a importância das amizades femininas são tópicos em destaque também. Mas a divertida história não escapa de pontos sombrios, como machismo e assédio nos ambientes universitários.
CONTINUAÇÃO
O sucesso do primeiro filme, que lucrou 20 milhões de dólares na bilheteria apenas na semana de estreia, levou à produção de uma continuação, em 2003, Legalmente Loira 2: Vermelho, Branco e Loira. Onde a protagonista vai para Washington D.C defender os direitos dos animais. Em 2007, um musical da franquia foi lançado e, em 2009, um spin-off para DVD. Hoje, a franquia é considerada um clássico dos anos 2000.
CURIOSIDADES FASHION
O longa foi inspirado em um livro homônimo, escrito por Amanda Brown. Inclusive, a autora nomeou a personagem principal em homenagem à revista Elle. Ainda, o estilista Jimmy Choo foi convidado para desenhar 63 pares de sapatos diferentes para a protagonista. Entretanto, todas essas peças tinham matéria-prima sintética e cruelty-free. E, Reese Whiterspoon fez questão de ficar com todos os modelos de sapatos produzidos para os dois filmes.
Além disso, o figurino criado por Sophie de Rakoff foi inspirado na boneca Barbie. Looks extremamente femininos e rosas que chamam a atenção, até mesmo em peças de alfaiataria mais sérias. Esse toque fez com que a essência de estilo de Elle Woods se mantivesse em todas as cenas.
Diversas roupas e acessórios são de grife como Dior aparecem em cena. Até a Saddle Bag, de John Galliano, mas com outra personagem: Paulette (Jennifer Coolidge), uma das amigas mais próximas da protagonista. Por fim, a moda dos anos 2000 é marcada por uma estética forte e facilmente reconhecível, trabalhada de forma fashionista no filme.