Foto: Pinterest
Sedutor e poderoso o batom vermelho tem uma longa história para contar. Ele é o cosmético mais popular do mundo e acompanha as mulheres há pelo menos 5 mil anos. No entanto, a sua popularidade nem sempre foi tão positiva, antes de se tornar um símbolo da feminilidade a cor era vista com maus olhos.
QUANDO TUDO COMEÇOU?
De acordo com registros o batom vermelho surgiu há cerca de 5 mil anos, na Mesopotâmia. Provavelmente as mulheres da região foram as criadoras do produto. Mas, além disso, há menções da Civilização do Vale do Indo, na Ásia, entre 3.300 a.C e 1.300 a.C. No Egito, Nefertite, mulher do faraó Aknenaton, que governou após a morte do marido, foi uma das precursoras do carmim. Depois, é notado que Cleópatra também era adepta do visual. Porém, a fabricação era feita com produtos tóxicos que adoeciam as pessoas a longo prazo.
Na Ásia, especialmente na China, o batom vermelho já tinha papel principal na maquiagem no mesmo tempo que surgia nas civilizações de outras partes do mundo. Primeiro, era utilizado para visuais em cerimônias religiosas. Enquanto a classe alta, nobre, acabou aderindo ao uso. Infelizmente, uma das composições do cosmético era o mercúrio, considerado extremamente venenoso ao corpo. As primeiras formas eram em pastas e, após, em substância sólida.
Porém, durante a Idade Média, na Europa, a cor era vista com maus olhos. Quem se arriscou com lábios vermelhos foi a Rainha Elizabeth I, no século XVI, fazendo com que o produto ganhasse mais popularidade. Já em 1912, o batom vermelho ganhou força e visibilidade através da Passeata pelo Sufrágio, quando as mulheres, defensoras do movimento pelo direito ao voto, usaram o batom como forma de protesto.
Com o passar dos séculos, a fórmula do batom mudou incontáveis vezes e as embalagens também. Mas as tonalidades de vermelho só ganharam popularidade no século passado, dentre as décadas de 1930 até 1950, principalmente pelos anos dourados de Hollywood e a popularização da moda. Marilyn Monroe foi uma das grandes fãs do batom nessa cor.
O VERMELHO DE HOJE
Hoje, a tendência varia entre uma maquiagem mais natural ou super contornada. Entretanto, nos dois tipos existem uma coisa em comum: o batom vermelho é muito utilizado! De acordo com a pesquisa de Madeleine Ogilve e Pauline Kristensen, Why Women wear lipstick: preliminar findings, as mulheres usam esse tom nos lábios por motivos que variam entre autoestima e confiança. Por isso, selecionamos algumas celebridades que representam muito bem esse cosmético. Confere a seguir:
Kate Moss
Taylor Swift
Rihanna
Angelina Jolie
Anne Hathaway
Lupita Nyong’o
Camila Queiroz
Bruna Marquezine
Marina Ruy Barbosa