O mundo do cinema é diretamente ligado ao fashion, não só por compartilharem características artísticas, mas também pela elaboração das obras. Aliás, essa é uma das mais poderosas relações. Todos longas-metragens precisam de figurinistas para compor a história de acordo com o que gostaria de passar para o público. Por isso, selecionamos cinco filmes que os amantes da moda deveriam assistir. Confira nossas sugestões a seguir:
O DIABO VESTE PRADA (2006)
Filme derivado de um livro homônimo, é baseado na vida profissional da jornalista Anna Wintour e na revista Vogue America, onde ela é Editora Chefe há mais de 30 anos. O longa tem menos de 20 anos, mas já é considerado um clássico que retrata o poder da imprensa na moda. Inclusive, os figurinos da obra são conhecidos por terem ditado tendências fashion. A figurinista escolhida foi Patricia Field, que trabalhou na série Sex And The City. Meryl Streep interpreta Miranda, personagem inspirada em Wintour. Enquanto Anne Hathaway é Andy, recém-formada que foi contratada recentemente e se transforma em uma fashionista.
BONEQUINHA DE LUXO (1961)
Um clássico, referência fashion, que impulsiona a fama da falecida atriz Audrey Hepburn até hoje. O filme foi o responsável por popularizar o famoso e revolucionário Cocktail Dress preto utilizado com acessórios grandes. Este figurino de Hepburn foi inteiramente desenhado por Hubert Givenchy e marcou a beleza de uma nova geração: silhueta longilínea com vestes femininas e delicadas. Além disso, trouxe relevância para a joalheria Tiffany & Co. O longa conta a história da icônica personagem Holly Golightly e foi aclamado com grande repercussão positiva. Também foi indicado ao Oscar em diversas categorias, incluindo Melhor Atriz, ganhando estatuetas em Melhor Canção e Melhor Trilha Sonora Original.
SEX AND THE CITY: O FILME (2008)
Derivado da conhecida série de TV Sex And The City, o filme homônimo é conhecido por ter ditado tendências nos anos 2000. Mostra quatro amigas ricas e bem-sucedidas que moram em Nova York e estão se redescobrindo como mulheres e no amor. A protagonista Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) é um ícone fashion das telinhas. Inclusive, a coleção de sapatos da personagem, em especial o modelo blue pumps de Manolo Blahnik, é comentada até hoje.
COCO ANTES DE CHANEL (2009)
Conta a história da conhecida fundadora da Maison Chanel, acompanhando Gabrielle, interpretada por Audrey Tautou, em fases da sua vida. Desde a época em que dividia o tempo entre costurar e apresentar-se em um cabaré, passando por quando recebeu ajuda de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde). Com um toque de romance, o filme mostra a revolução causada pela estilista no mundo da moda a partir da recusa em usar espartilhos e adereços extravagantes. Vale a pena assistir o longa para conhecer ainda mais a eterna Coco Chanel.
THE SEPTEMBER ISSUE (2009)
As edições de setembro são sempre as mais importantes para a Vogue. Quer saber o porquê disso? O documentário acompanha a rotina da Vogue America, com Anna Wintour como Editora Chefe, e responde a pergunta. Em especial, a obra mostra o processo de criação da lendária revista de 2007, que pesou aproximadamente 5 quilos e alcançou grande sucesso entre os leitores. E, principalmente, expõe relacionamento profissional e simbólico entre Grace Coddington, uma antiga modelo que torna-se diretora criativa, e Wintour.
Ainda, para quem gosta de moda nas produções cinematográficas e quer assistir mais filmes fashion para se aprofundar no assunto, também escolhemos alguns para configurar a lista de menção honrosa desta matéria: Cinderela em Paris (1957), Mary Poppins (1964), As Patricinhas de Beverly Hills (1995), Maria Antonieta (2006), Lagerfeld Confidencial (2007), Valentino: O último Imperador (2008), Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009), Anna Karenina (2012), Diana Vreeland: The eye has to travel (2012), Bling Ring: As vítimas de Hollywood (2013), O Grande Gatsby (2013) e The True Coast (2015).