Imagens: Reprodução/Pinterest
Princesa Diana será vivida pela atriz americana Kristen Stewart, 30 anos, no filme Spencer, nomeado em alusão ao sobrenome de solteira da eterna Di, que será dirigido pelo chileno Pablo Larraín. O cineasta foi também o diretor de Jackie (2016), longa-metragem sobre a primeira-dama Jacqueline Kannedy, indicado a várias categorias no Oscar.
De acordo com o prazo divulgado, a produção da história começa em 20121. O enredo se passa no início dos anos 1990, em três dias, durante as férias de Natal. Tudo na Casa de Windsor, em Norfolk, Inglaterra. É quando Diana toma a decisão de se separar de Charles e perder a oportunidade de tornar-se rainha um dia. A ideia do longa-metragem é se comunicar com o público em escala mundial.
Larráin afirmou em entrevista ao Deadline que Kristen é uma das grandes atrizes da atualidade, pela sua complexidade “muito misteriosa e muito frágil e, finalmente, muito forte também, e é disso que precisamos”. Por fim, confira o que diretor disse sobre o novo projeto:
“Quando alguém decide não ser a rainha e diz: Prefiro ir e ser eu mesma, é uma grande decisão, um conto de fadas de cabeça para baixo. Sempre fiquei muito surpreso com isso e pensei que deveria ter sido muito difícil de fazer. Esse é o coração do filme”.
─ Pablo Larraín
RELACIONAMENTO DE DIANA E CHARLES
Após cerca de 6 meses de namoro, Lady Di se casou com o Príncipe de Gales, Charles, em 29 de julho de 1981. Ela tinha 20 anos e era o herdeiro da coroa. Fontes revelaram posteriormente que o casal se encontrou 12 vezes, no total, antes de firmar o compromisso.
Uma das cenas mais famosas protagonizadas pelo royal couple foi quando, logo depois do matrimônio, um repórter perguntou se estavam apaixonados. Diana prontamente respondeu que sim, enquanto Charles confirmou, mas fez um comentário ambíguo “seja lá o que isso significa”.
Durante o grande dia, a Princesa de Gales decidiu omitir a palavra obey de seus votos, que tem relação com “obedecer ao marido”. A tendência moderna foi então seguida por várias noivas da família real britânica. Entre elas, Kate Middleton e Meghan Markle. Nervosa, ela trocou os dois primeiros nomes do marido, o chamando de Philip Charles Arthur George.
Entretanto, o casamento, apesar de ter um bom começo, foi marcado por infidelidades das duas partes. Na época, os tabloides do Reino Unido fizeram uma extensiva cobertura dos acontecimentos. Durante a polêmica entrevista para Martin Bashir, do Panorama da BBC1, ela afirmou: “Desesperadamente amei meu marido e queria compartilhar tudo com ele. Achava que a gente formava um belo casal”. Em 1991, os então herdeiros do trono concordaram com uma separação.
Quem encorajou o divórcio oficial do casal foi a própria Rainha Elizabeth, pois as falas reveladoras de Diana abalaram a imagem da monarquia. De acordo com o New York Times, em 1995, a soberana escreveu uma carta para ambos. Embora tenha perdido a permissão de ser chamada por “Alteza Real”, Di manteve o título de Princesa de Gales e criou os dois filhos, William e Harry, no Palácio Kensington até sua morte, em 31 de agosto de 1997.
KRISTEN STEWART
Nascida em 9 de abril de 1990, Kristen Jaymes Stewart ficou conhecida mundialmente ao interpretar Isabella Swan, na Saga Crepúsculo (2008-2012). Ela já atuou em uma variedade de filmes, como Adventureland (2009), The Runaways (2010), Branca de Neve e o Caçador (2012), On the Road (2012), Still Alice (2014), Equals (2015) e Charlie’s Angels (2019).
Vinda de uma família de pessoas ligadas à indústria do entretenimento, ela começou a atuar ainda na infância. Foi a primeira atriz americana na história a ganhar o César Award de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo longa-metragem Acima das Nuvens (2014). Enquanto ganhou o BFTA Rising Star Award, em 2010, e o Milan International Film Festival Award de Melhor atriz no ano seguinte, pelo filme Corações Perdidos (2010).