Crédito das fotos: Pinterest/Daily Mail/Getty Images
O mundo parou no dia 29 de julho de 1981. Há exatos 40 anos, acontecia o enlace entre Charles, o herdeiro do trono britânico, e Diana Spencer. Sob os olhares e o consentimento da Rainha Elizabeth II, o casal trocou votos no altar da Catedral de Saint Paul, em uma quarta-feira, na presença de 3.500 convidados. Foi uma celebração repleta de tradição, pompa e circunstância, jamais esquecida e comentada até hoje.
Logo após os votos, o casal desfilou entre os súditos, a bordo da carruagem real. Minutos depois, aconteceu a tradicional aparição na varanda do Palácio de Buckingham. Um espetáculo público que encantou o mundo!
O casamento reuniu todos os ingredientes de um conto de fadas real. De proporções gigantescas, foi transmitido via satélite e estima-se que tenha sido visto por 750 milhões de pessoas ao redor do mundo, ao vivo.
Quatro décadas depois, o evento segue sendo lembrado como o casamento do século. A seguir, compartilhamos algumas curiosidades do dia que ficou para sempre na história.
A BELEZA E A OPULÊNCIA DO VESTIDO DE DIANA
Desde que o casamento entre Charles e Diana foi anunciado, as especulações em torno do vestido que a noiva e futura princesa usaria no grande dia não cessaram. E ele realmente merece um capítulo à parte nessa história. Até hoje, é considerado um dos mais belos vestidos de noiva já vistos.
As imensas mangas bufantes, os babados, os muitos metros de tafetá de seda marfim, a tiara cravejada de diamantes, a cauda de 7,62 metros e o véu de tule de 140 metros impressionaram.
Criado pelos estilistas britânicos David Emanuel e Isabel Emanuel, o vestido foi uma verdadeira joia lapidada nos mínimos detalhes e marcou a história da moda. A saída da carruagem real e o trajeto da noiva rumo ao altar com toda a opulência do look falam por si só.
Nos pés, a princesa optou por usar sapatos de salto baixo para garantir o conforto durante toda a cerimônia. Apenas 5 cm de altura! Foram meses de trabalho manual para deixá-lo pronto, confeccionado em seda e ornado com paetês e 132 pérolas. As solas foram pintadas à mão e ganharam as iniciais do casal: C e D.
Mas como nem só de encantos vivem os contos de fadas, no dia do casamento aconteceu um imprevisto causado pela própria Lady Di. O detalhe que até pode ter passado despercebido aos olhos dos súditos, mas não pela maquiadora da princesa, Barbara Daly, que presenciou e confirmou a informação anos mais tarde. Enquanto a princesa se arrumava-se para os últimos preparativos, ela deixou cair algumas gotas de perfume no vestido. O incidente deixou a saia levemente manchada, mas esse pequeno deslize não tirou o brilho da produção!
ELA, 20, ELE, 32
Na data do casamento, Diana tinha apenas 20 anos, 12 a mais do que Charles, com 32. Eles se conheceram muito tempo antes, quando o príncipe tinha apenas 18 anos e Diana era criança. O contato da futura princesa com Charles ocorreu por conta do breve relacionamento do príncipe com a irmã mais velha de Diana, Lady Sarah Spencer.
RECUSA AO JURAMENTO DE OBEDIÊNCIA NO ALTAR
Apesar da cerimônia de casamento de Diana e Charles seguir o protocolo e os rituais dos casamentos reais, um ato da futura princesa chamou a atenção na época. Ela se recusou a jurar obediência ao marido no altar, conforme mandava a tradição, e esse talvez tenha sido o primeiro sopro de rebeldia da eterna princesa do povo. Mais recentemente, Kate Middleton e Meghan Markle seguiram o mesmo caminho.
ENFIM A SÓS, MAS NEM TÃO A SÓS ASSIM
A lua de mel de Charles e Diana ocorreu a bordo do iate real “Britannia”, em uma viagem pelo mar mediterrâneo, incluindo as ilhas gregas. O casal, porém, não estava propriamente a sós. A bordo estavam nada mais nada menos do que 21 oficiais e 256 marinheiros.
CASAMENTO QUASE ADIADO
O plano de se casar com Charles quase foi adiado por Diana às vésperas da cerimônia. A confissão foi feita por Penny Thornton, astróloga que acompanhou a princesa até o ano de sua morte, feita durante a gravação do documentário britânico The Diana Interview: Revenge Of A Princess. De acordo com Thornton, um dia antes do casamento, Charles disse à Diana que não a amava. O episódio teria feito a princesa repensar o relacionamento entre os dois, cogitando inclusive não comparecer à cerimônia.
O DIVÓRCIO
Após 12 anos de união, e entre altos e baixos, Diana e Charles puseram fim ao casamento em 1992. Um dos principais fatores para a tomada de decisão teria sido o envolvimento de Charles com Camila Parker Bowles, sua atual esposa, fato confirmado por Diana em entrevista à BBC, em 1995, a qual foi assistida por 20 milhões de pessoas em todo o mundo.
Era a primeira vez que Diana falava sobre seus problemas conjugais publicamente. Após o episódio, e por recomendação da Rainha Elizabeth II, os dois oficializaram o divórcio no ano seguinte, em 1996.
Veja também: 7 look icônicos de Lady Di