Até os mais céticos se rendem às superstições de fim de ano. Seja para atrair prosperidade, sucesso ou bons presságios, alguns rituais da virada já se tornaram tradição.
Mesmo quem duvida do poder dos rituais acaba se deixando levar para fazer o seu ritual particular. E você, é adepta às superstições de fim de ano?
Por isso, a seguir, listamos sete superstições para praticar na noite do dia 31 e atrair positividade para o novo ano que se aproxima:
1. Vestir branco
Primeiramente, essa é uma tradição que não falha. Quando se fala em festa de Réveillon, todo mundo já começa a pensar no look branco para a noite da virada. A princípio, a explicação é que o tom representa o desejo por um ano harmônico, de equilíbrio e paz para todos.
Aliás, essa tradição, na verdade, começou na África, onde as tribos usavam branco na passagem de ano para serem purificadas espiritualmente. Enquanto, em outros países, que não têm uma história tão próxima desse continente, o uso do branco não é tradição.
2. Pular 7 ondas
Essa é uma tradição exclusivamente brasileira. Para quem pretende passar a virada à beira-mar, não custa nada tentar. Segundo a tradição, cada onda representa um pedido que será atendido no ano vindouro.
3. Vestir peça íntima com cor
Há quem acredite que vestir peças íntimas de determinadas cores ajuda a ter o pedido atendido no próximo ano.
O verde simboliza renovação, esperança e mudaça de um ciclo. O amarelo atrai prosperidade, sucesso e dinheiro. O rosa, amor. O vermelho, desejo e paixão. E o azul, serenidade e tranquilidade.
4. Comer carne de porco na ceia de Ano Novo
Você já se perguntou por que muitas culturas escolhem o porco como principal atrativo do jantar de Réveillon? A explicação mais conhecida é que o porco simboliza progresso e abundância.
Portanto, a sabedoria popular afirma, ainda, que não se deve comer nenhuma carne de ave na virada, já que elas ciscam para trás, o que simbolizaria retrocesso.
5. Comer uvas à meia-noite
Essa é uma superstição que teria surgido na Espanha, em 1909, e que perdura até hoje. O ritual é comer 12 grãos de uva após a virada. A doçura de cada grão simbolizaria a bonança ou as dificuldades de cada mês.
Da mesma forma, quanto mais doce o grão, mais prósperos os dias. Além disso há quem diga que guardar as sementes na carteira pode trazer dinheiro no novo ano.
6. Tomar banho com sal grosso
Sinônimo de purificação desde a antiguidade, acredita-se que adicionar sal grosso ao banho do dia 31 de dezembro afasta as energias negativas, ou seja, abre caminhos para um ano mais próspero e cheio de positividade.
7. Brindar com espumante
A tradição é importada da França, mas o gesto é repetido em todo o mundo. Então, brindar com champanhe (ou espumante) é um dos sete rituais que traz as melhores vibrações.
E você, adota algum dos sete rituais na virada? Conte pra gente nos comentários!