Foto: Ze Takahashi / FOTOSITE
ESTILISTA PROPÕE REFLEXÃO SOBRE TOLERÂNCIA
Ronaldo Fraga é conhecido pelos temas políticos apresentados em seus desfiles, na temporada passada seu manifesto foi sobre o desastre de Mariana, desta vez o estilista propôs um diálogo sobre a tolerância. O tema da apresentação foi “A Colina da Primavera“, fazendo referência direta a Tel-Aviv onde o Ronaldo esteve em uma viagem no ano passado. As roupas apresentadas remetem ao vestuário ortodoxo judaico e árabe com acessórios comuns destas culturas, praticamente todas as roupas em tons de azul. Ao olhar para o conflito entre palestinos e israelenses, que já dura séculos, o estilista refletiu sobre a realidade da intolerância no Brasil.
No centro da passarela foi montada uma longa mesa com pratos típicos árabes e judaicos. As modelos, após desfilarem pela pela passarela, se sentam à mesa para compartilhar a mesma refeição. O casting de modelos chamou atenção pela diversidade, pessoas com deficiência, crianças, idosos, cabelos coloridos, etc alertam para a necessidade de aceitar as diferenças.
No final do desfile, todos os participantes sentam-se a mesa para dividir a refeição. E, antes do encerramento, se levantam e, de mãos dadas formam uma roda, andando como em uma ciranda de roda, logo após o estilita entra na passarela e o casting de modelos convida a plateia a participar da ceia. Um desfile emocionante!