A enfermeira Mildred Ratched marcou a cultura pop nos anos 70, quando apareceu no filme Um Estranho no Ninho e deu o Oscar para Louise Fletcher. Maldosa, manipuladora e cruel com os pacientes, ela inspirou terror nos espectadores e fixou um lugar especial na história do cinema.
Uma das séries mais assistidas de 2020, na Netflix, busca reviver a personagem em Ratched, dirigida por Ryan Murphy e Evan Romansky, em apenas uma temporada. Portanto, o foco está quase inteiramente nela.
Eu sinto que a enfermeira Ratched é como uma abreviação de barbárie. Ela se tornou quase como uma frase de efeito para qualquer abuso institucional de poder. O que foi mais interessante de tentar criar um personagem emocional de uma reputação que é muito fria foi descobrir cada detalhe sobre a sua infância, suas relações, sua sexualidade. Porque quando as pessoas pensam em Ratched, elas pensam como algo fechado, cruel e indiferente”
– Ryan Murphy
Mildred apareceu primeiro em Um Estranho no Ninho. Entretanto, a enfermeira já existia no universo literário, no romance Ken Kesey, de 1962. Teve curiosidade para saber mais sobre a produção? Então, confere a seguir:
TRAMA DE RATCHED
A série mostra a enfermeira, vivida pela atriz Sarah Paulson, fazendo de tudo para conseguir um emprego no hospital psiquiátrico de luxo em Lúcia, na Califórnia. Dessa forma, ela interpreta o papel de funcionária dedicada e eficiente.
No entanto, seus traços frios e mentirosos começam a aparecem. Por isso, ela é capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos, mostrando-se sádica e perversa.
ESTÉTICA AGRADÁVEL
Mesmo com uma história macabra, a estética de Ratched promete ser agradável e colorida. Um grande contraste, né? A trama se passa na década de 1940, com figurinos e cenários chamativos em cores fortes.
Mas, o diretor Murphy já é conhecido por gostar de desenvolver narrativas assim. É uma característica de todas as obras que participa, como, por exemplo, The Politician, Hollywood e Scream Queens.
FIGURINO IMPACTANTE
Na produção, as cores ilustram sentimentos ambíguos. Então, vermelho significa perigo e emoções fortes, não aparecendo em nenhuma roupa.
Assim como o verde, principalmente no uniforme das enfermeiras. Em contraste irônico, a cor demonstra saúde e segurança, o que a história certamente não passa para o público. No entanto, a tonalidade também ressalta características como ambição, luxúria, maldade e ganância.
Christian Dior, famosa grife de luxo, foi a inspiração para as modelagens do figurino da personagem principal, com o New Look. Ela usa várias silhuetas, estilos e cores, de acordo com o grupo ou pessoa com quem ela se relaciona. Portanto, espere variedade!
No primeiro episódio, um dos looks mais marcantes e elegantes da temporada surge quando a enfermeira busca a vaga sonhada no hospital psiquiátrico. Ela veste um tailleur amarelo, com saia rodada e casaco que marca a cintura, inspirado no Bar suit do estilista.
DECORAÇÃO
O hospital, cenário que a séria mais explora, se caracteriza por ser amplo e sofisticado, em estilo pós art decó. Além disso, lembra uma espécie de hotel boutique. Há pareces estampadas e coloridas, poltronas de veludo e cortinas pesadas.
Aliás, o mobiliário foi criado para esses ambientes, reproduzidos nos estúdios da FOX. Em cena.s externas, a mansão do King Gillette Ranch, em Malibu Creed, foi utilizada.
Por fim, assista ao trailer de Ratched: