Fotos: Reprodução Chirtian Dior
Mito. Gênio. Um dos maiores ícones do mundo da moda. Esses são apenas alguns dos adjetivos que podem ser usados para retratar esse homem descrito como tímido e aparentemente comum, mas que transformou a maneira de se vestir após a Segunda Guerra Mundial. Christian Dior, por meio de de modelos que até hoje, desperta o desejo de mulheres do mundo todo, até os dias de hoje.
A fama se fez notar em 1947, quando revolucionou a moda ao criar o eterno e sempre lembrado New Look, estilo que destacava a silhueta feminina, com cinturas marcadas e saias rodadas longas. A partir daí, surgiria alguém que se tornaria sinônimo de sofisticação e elegância no luxuoso mundo da alta-costura.
O INÍCIO DE TUDO
A moda certamente foi a maior paixão desse grande estilista, mas nem sempre foi assim. Christian Dior nasceu em 21 de janeiro de 1905, na cidade portuária francesa de Granville. À época, a boa situação financeira da família garantiu a ele uma infância e adolescência tranquilas. Mesmo com o interesse aflorado pelas artes, o então menino Dior decidiu aventurar-se por outros caminhos. Optou pelas ciências políticas, muito influenciado pelo pai, com o sonho de seguir a carreira diplomática.
Mas, em algum momento, o interesse pelas artes surgiria forte outra vez. E ele veio em 1927 quando, após terminar o curso de ciências políticas, Dior decidiu abrir uma galeria de artes com o amigo Jacques Bonjean, onde a dupla vendia alguns desenhos de Picasso e chegou a expor alguns trabalhos de Christian Bérard. A crise econômica mundial, porém, forçou a interrupção do negócio. Em 1934, um baque. Dior foi acometido por uma grave doença. Mas, o francês se restabeleceu prontamente e, já no ano seguinte, começou a desenhar croquis para o Figaro Illustre, jornal parisiense que publicava esse material toda semana em uma seção especial sobre alta-costura.
A genialidade de Dior começava a despontar. Os croquis desenhados por ele passaram das páginas dos jornais para várias Maisons de Paris. Em 1938, Dior mergulhou de vez no universo da alta-costura. Nesse ano, passou a ocupar o cargo de assistente do estilista suíço Robert Piquet. Mas, os primeiros passos no mundo da moda tiveram de ser interrompidos inesperadamente, para servir à Pátria. Isso mesmo! Com o início da Segunda Guerra Mundial, Dior foi convocado para a batalha, atuando como soldado do corpo de engenheiros.
VOLTA À MODA
A retomada da carreira no universo da moda aconteceu em 1941, quando Dior, trabalhando na Maison do estilista francês Lucien Lelong, conheceu o francês Pierre Balmain, que mais tarde se tornaria um grande e influente estilista francês. Já familiarizado com o mundo das Maisons, Dior começou a planejar a sua própria loja. E o sonho foi alcançado aos 41 anos de idade, no ano de 1946. Com suporte financeiro do então magnata e empresário dos tecidos, Marcel Boussac, nascia a The House of Dior, no lendário endereço da Avenida Montaigne, nº 30, onde ainda hoje está localizada a loja na capital francesa.
Desde a fundação da The House of Dior, a trajetória de sucesso de Christian Dior ganhou ainda mais destaque. A primeira coleção do estilista, batizada de “Carolle”, foi lançada em 1947, com um árduo trabalho em equipe que contou com a presença de Pierre Cardin. Dessa coleção saiu o lendário New Look. A expressão surgiu quando Carmel Snow, redatora da revista americana “Harper’s Bazaar“, viu os modelos apresentados por Dior e exclamou: “This is a new look!” Desde então, o nome original da coleção, que era “Ligne Corolle” (Linha Corola), se tornou conhecida como “New Look“.
MAIS COLEÇÕES
Em sua primeira coleção, Dior retomou o luxo e a sofisticação até então esquecidos, especialmente pela praticidade e simplicidade das roupas femininas que os tempos de guerra exigiram. Após anos de restrições, a mulher necessitava se sentir novamente feminina. A elegância e o luxo perdidos estavam de volta pelas mãos de Christian Dior. “A moda vem do sonho, e o sonho é uma fuga da realidade”, teria dito Dior ao defender sua coleção. O estilista não poupou esforços em apresentar ao mundo modelos de grande luxo, impactantes e muito femininos. A inspiração veio da moda da segunda metade do século XIX. Vestidos e saias mais longos, busto acentuado, cintura bem marcada e saias amplas marcaram para sempre a famosa coleção. O glamouroso New Look foi responsável por definir um novo padrão de moda nos anos 50.
Depois da coleção New Look, outras coleções muito comentadas na cena fashion mundial vieram. Mulheres famosas no mundo todo usaram as criações de Dior. Brigitte Bardot e Marlene Dietrich, a cantora Edith Piaf e a princesa Grace de Mônaco são algumas delas. A lenda Christian Dior morreu em 24 de outubro de 1957, na estação termal Toscana de Montecatini, na Itália. O legado de Dior se reflete nas criações de moda modernas, e a marca Dior ainda sustenta o luxo, o requinte e a sofisticação que tanto marcaram a trajetória desse grande estilista francês.