Da série “Filmes com bons figurinos” que adoramos trazer como dicas para você assistir, vem aí o novo achadinho do catálogo da Netflix: “A Vingança Está na Moda” ou “The Dressmaker”.
A História
O filme já começa com uma silhueta familiar para os telespectadores que têm conhecimento em moda. A protagonista, Myrtle “Tilly” Dunnage, interpretada por Kate Winslet, ao chegar em sua antiga cidade com um look fatal, é questionada por um policial: “Isso é Dior?” Ao que ela responde: “Criação minha, inspirada em Dior“.
“A Vingança Está na Moda”, um longa de 1h 58min, mostra Tilly retornando ao seu antigo vilarejo em Dungatar, Austrália, no ano de 1951. À primeira vista, a vemos chegar com uma antiga máquina de costura Singer em mãos. Pelas características, percebemos que a personagem provavelmente tem uma aptidão muito forte para a moda, mas a narrativa se intensifica para além disso.
Com sua nova persona, Dunnage regressa em busca de vingança contra as pessoas que a prejudicaram no passado, em um estilo “haute couture” glamouroso, transformando até as mulheres da pequena cidade ao seu redor. A comédia dramática, lançada em 2015, chegou a liderar a 5ª edição do AACTA Awards (Oscar australiano) com 13 indicações. A obra rendeu prêmios de Melhor Atriz para Kate Winslet, Melhor Atriz e Ator Coadjuvante, Melhor Figurino e o Prêmio do Público de Filme Australiano Favorito.
Figurino
A trama desafia a crença limitante de que a moda não tem conteúdo e abre um universo de descobertas sobre o quão poderoso pode ser o efeito do que você veste. Isso fica muito evidente no figurino de Tilly, projetado por Margot Wilson, e nas vestimentas criadas por Marion Boyce para o resto do elenco.
A estética dos anos 50 retrata como a moda ganhou requinte no pós-guerra e deu voz e autoestima às mulheres. Algumas peças usadas pelas celebridades vieram do acervo de tecidos da própria Wilson. A diretora de figurino usou tafetá moiré de seda milanesa, comprado há mais de 25 anos, para dar vida a um vestido vermelho. Esse design marcante, inclusive, deu a oportunidade para Tilly Dunnage se tornar a costureira oficial da vila.
Outras vestimentas também levaram materiais distintos, como rede de seda branca, cristais Swarovski, joias vintage, lantejoulas, camadas de saiotes de chiffon de seda, cetim e organza de seda, entre outros. As produções foram idealizadas para causar impacto e remeter ao estilo da alta sociedade de Paris, contrastando com a cidade do interior.
Direção e Elenco
A vingança fashionista da estilista Tilly é dirigida por Jocelyn Moorhouse e conta ainda com nomes conhecidos no elenco, como Judy Davis, Liam Hemsworth, Sarah Snook e Caroline Goodall.
“A Vingança Está na Moda” é Inspirada em um Best-Seller
A vingança cheia de criatividade é baseada no romance best-seller de Rosalie Ham, “The Dressmaker”, lançado em 2000. Uma curiosidade é que o roteiro inicial e original foi escrito pela própria autora, mas não chegou a ser filmado. Apenas mais tarde os direitos do romance foram comprados por Sue Maslin, que contratou Jocelyn Moorhouse para a direção e o roteiro.
O filme também destacou Kate Winslet, que foi elogiada pela crítica por sua performance, sendo a interpretação do sotaque australiano considerada uma das melhores feitas por uma atriz não australiana na história do cinema.
Prepare a pipoca, relaxe no sofá e curta uma noite de filme cheia de estilo.
Fotos: Ben King