Adeus, Barbiecore!
Dê as boas-vindas ao vermelho, que chega com suas tonalidades deslumbrantes e potentes para o ano de 2024. Provocante e ousado, foi a grande aposta do início do ano nas recentes premiações. Infalível, elegante e marcante, vai das temperaturas mais frias até as mais quentes. E vamos combinar, quando queremos apostar em um look que não passe despercebido, com certeza, essa cor é uma das primeiras que vem à cabeça.
Para aquelas ou aqueles que sabem o que querem, assim podemos definir o vermelho. Na cronologia da moda, está associado à riqueza, ao poder e, claro, à confiança. Ele sempre esteve lá, fazendo sucesso; por isso, quem já é adepta pode estar se perguntando: como assim, virou tendência?
Primeiramente, as tendências não se originam magicamente; são resultado de estudos e observações que visam responder às preocupações, desejos e necessidades dos consumidores. Na pandemia, a demanda pela feminilidade cresceu; mulheres buscaram resgatar sua suavidade e sensualidade, e é aí que entra a cor. Protagonista, ela se funde à estética máxima da ultrafeminilidade; é uma forma de afirmar “eu quero e eu posso”, confirmando um sinal de emancipação das convenções e que implica intenções.
ON FIRE
A professora de história da arte do Fashion Institute of Technology de Nova York, Lorenza Smith, compartilhou seus pensamentos e pesquisas sobre a cor mais quente e afirmou que é cientificamente comprovado que usar a cor vermelha como ponto de luz em vestimentas, acessórios ou maquiagem aumenta a frequência cardíaca. Ao analisarmos o espectro de luz visível, o vermelho é a cor que possui comprimento mais longo; portanto, nosso cérebro capta a coloração primeiro. Ou seja, se sua intenção é ficar em evidência, aposte no redcore.
Com ares de poder, maturidade e elegância, ele vem aparecendo nas coleções em diferentes tonalidades, inclusive o cherry red, que já veio para ficar. Um tom específico, uma tendência originada de outra tendência. Uma alternativa eclética que viralizou nos países internacionais tanto para o verão quanto para o outono, com o intuito de animar as produções e mostrar que elas podem ir muito além da conhecida paleta preta e marrom. O vermelho cereja agradou tanto que começou a ser disseminado para além das roupas, e por aqui essa moda já está encantando também.
A tendência, antes mesmo de ser reconhecida, já tinha um precursor. Valentino Garavani ganhou muita notoriedade por incorporar um tom clássico da cor em sua marca, permeando todas as suas coleções e sendo posteriormente chamado de Vermelho Valentino, caracterizado por um uso criterioso, belo e perfeccionista.
Desde que o vermelho começou a se destacar nas passarelas em 2023, após a semana de moda em Paris, e passou a ser adotado por artistas em grandes eventos, como o Superbowl e Lollapalooza, uma pesquisa realizada pelo motor de buscas de moda Tagwalk revelou que o número total de looks vermelhos aumentou 90%, enquanto a procura pela cor subiu 88%.
O vermelho tem a capacidade de transmitir mensagens poderosas sem declarar explicitamente suas intenções, e, de maneira geral, as cores desempenham um papel importante na decisão de compra do consumidor, influenciando a percepção da qualidade do produto.
Sabendo disso, a cor já está induzindo você a introduzi-la nos seus looks? Por aqui, podemos dizer que sim, estamos amando a tendência!