Imagens: Reprodução / Valentino, Getty Images, CR Fashion e Pinterest
O último dos grandes fundadores das casas de alta-costura completa hoje, 11 de maio, 91 anos. Valentino Garavani mudou a moda com a criação da maison que leva seu nome. Feminilidade, modelagens sofisticadas e glamour são algumas das características das peças assinadas pelo estilista. Por isso, confira a seguir um resumo da história do icônico Imperador da Moda:
“Eu amo a beleza, não é minha culpa”
— Valentino Garavani
ORIGEM
Voghera, norte de Milão, 11 de maio de 1932. Nascia Valentino Clemente Ludovico Garavani. Aos 9 anos, o futuro estilista já sabia qual profissão queria seguir. Era apaixonado por desenhar figurinos desde a infância. Durante uma viagem para a Espanha, ainda jovem, se apaixonou pela cor vermelha, que refletia sensualidade.
Movido pela sua paixão, se matriculou no Instituto Santa Maria, localizado em Milão, para estudar desenho de moda. No entanto, aos 18 anos, Valentino se mudou para Paris com objetivo de estudar na Câmara Sindical da Alta-Costura. Após 2 anos, ele garantiu um emprego no atelier de Jean Dessès ao ficar em primeiro lugar em um concurso. Já era 1952 e os sonhos do italiano começaram a tomar forma.
Depois de 5 anos trabalhando com Dessès, conseguiu um novo emprego no atelier de Guy Laroche como estilista e auxiliar na área comercial da marca. Foi na década de 1960 que sua icônica maison homônima surge no cenário fashion, quando Garavani volta para a Itália e abre o próprio atelier, aos 28 anos.
IMPACTO NA MODA
O lançamento da Valentino aconteceu oficialmente 1962, com uma coleção elogiada pela crítica. Giancarlo Grammetti foi o grande sócio do estilista, atuando na área comercial, e responsável pela expansão internacional da grife. Então, na mesma década, firmou parcerias e vestiu grandes celebridades, como Jackie Kannedy e Elizabeth Taylor.
Em 1967, o icônico logo “V” surgiu com o lançamento da coleção Valentino’s White, no mesmo período em que a grife abria a primeira loja em Paris. Cria, pela primeira vez na marca, as coleções femininas e masculinas de ready-to-wear, em 1972.
Aliás, na década de 1980, Valentino fez história e se consagrou como primeiro italiano a ser aceito, sem nenhuma restrição, na Câmara Sindical da Alta-Costura. Na época, apenas grifes francesas integravam a associação. Além disso, elegância feminina, peças usáveis na vida real e silhuetas claras marcaram as criações do estilista.
RED VALENTINO
“Para a maison Valentino, vermelho não é apenas uma cor; é uma marca que não desaparece, um logo, um elemento icônico da marca, um valor”
— Valentino Garavani para a Interview Magazine
A paixão de Garavani pelo vermelho surgiu em uma viagem para a Barcelona. Lá, assistiu ao filme Carmen. Assim, o gosto pelos tom carmim nunca saiu da cabeça do estilista, que incorporou a cor na sua própria marca. O vermelho se tornou uma das essências da Valentino e aparece com frequência nas coleções da maison.
APOSENTADORIA
Em 2008, com aproximadamente 50 anos de carreira, o Imperador da Moda se aposentou e passou a direção criativa da Maison Valentino para Maria Grazzia Chiuri, hoje na Dior, e Pierpaolo Piccioli. Dessa forma, a dupla apostou em designs femininos, mantendo a essência da grife, com ares modernos, criando peças contemporâneas. Por fim, desde 2016, Piccioli é o único diretor criativo da marca.
Fontes para consulta: Style, Etiqueta Única e Farfetch