Ela está de volta! A famosa New York Fashion Week abre o calendário de desfiles da temporada Spring/Summer 2021 com shows, on e offline, que vão do dia 13 a 17 de setembro. A confirmação evento foi anunciada na última terça-feira (25), pelo governador de Nova York Andrew Cuomo, em declaração à mídia americana, seguindo a nova flexibilização da quarentena no estado. Após um ano difícil para a indústria da moda, a NYFW será o primeiro a realizar live shows desde o início da pandemia do COVID-19.
Estimativas da CBC mostram que o evento é uma fonte de receita considerável para a cidade. Ou seja, gera quase US$ 900 milhões por ano e mais US$ 500 milhões em turismo. Apesar da maioria das coleções ainda ser apresentada virtualmente, o evento contará também com uma porcentagem menor de desfiles presenciais. Assim, marcando um símbolo de retorno, ainda que lento, dos fashionistas nova iorquinos às ruas.
Foto: Reprodução/NowFashion
Entretanto, a realização da NYFW só será possível com um grande esforço preventivo em prol da saúde dos profissionais envolvidos. Segundo o governador, “o evento estará sujeito a uma grande variedade de medidas de segurança para proteger as equipes do coronavírus“. Isso inclui a realização de desfiles em público em locais fechados e ao ar livre. Mesmo em áreas abertas, os expectadores terão um limite máximo de 50 pessoas. Contudo, alguns sortudos convidados poderão atender aos shows externos, como os realizados no terraço do Spring Place, contanto que a lotação máxima seja de 50%.
Foto: Reprodução/UrbanDaddy
CONECTADOS E PREPARADOS
Em nova edição, o evento também contará, principalmente, com uma forte presença virtual. Em um comunicado à imprensa, o evento afirma que conteúdo exclusivo sobre os designers, marcas e programação cultural estará disponível on-line. Além disso, os desfiles também serão transmitidos ao vivo em sua plataforma digital.
Apesar dos desafios de produzir um novo formato, a NYFW tem como prioridade oferecer uma forma segura de retornar as atividades dos profissionais da indústria de high fashion. A direção da NYFW também apoiará designers, como Christian Siriano, Jason Wu, Proenza Schouler etc, mostrando suporte através de capacidades físicas e digitais. Conversas virtuais e Q&A’s que vão apresentar catalisadores criativos, tópicos e campanhas que impulsionam a moda.
“Os últimos seis meses têm sido extremamente difíceis para a indústria da moda, e temos o orgulho de oferecer um meio para designers, modelos, estilistas, cabeleireiros e maquiadores, fotógrafos, equipes de produção – e os inúmeros outros profissionais que trabalham na, ou adjacentes para, a indústria da moda durante a New York Fashion Week – para voltar com segurança ao trabalho em setembro”,
— Leslie Russo, vice-presidente executiva do Fashion Events Group da IMG.