Imagens: NowFashion e Gorunway
Neste ano, grandes grifes, que sempre marcaram presença na New York Fashion Week 2020, decidiram não participar do evento. Entre elas, Tom Ford, Carolina Herrera, Oscar de La Renta e Marc Jacobs escolheram apresentar suas coleções fora do circuito dos shows. A decisão criou polêmica e diversos veículos de comunicação ligados à moda, que questionam se as fashion weeks ainda serão viáveis com esse relevante movimento de saída. Mas ainda não há respostas. Por enquanto, tendo em vista que mesmo não participando, elas se destacaram por apresentarem coleções Ready-to-Wear Outono Inverno 2020 em desfiles independentes e com muito estilo. A seguir, confira os looks que a Redação da VLK selecionou para você:
TOM FORD
A grife optou por realizar o desfile de Ready-to-Wear para o Outono Inverno 2020 em Los Angeles, no dia 8 de fevereiro, graças ao Oscar que ocorreu no mesmo final de semana. Por isso, ficou de fora da agenda da NYFW 2020. Mas a escolha foi assertiva! Diversos famosos ligados às artes estiveram na primeira fila para prestigiar a passarela no Milk Studios, em Hollywood. Portanto, para combinar com a ocasião, a coleção de Ford é glamourosa e sensual, com tons neutros e terrosos mesclados a cores vibrantes, como rosa, roxo e amarelo. Além disso, o estilista mostra que o brilho e as franjas ainda estão em alta para as temporadas mais frias. Os pontos para ficar de olho são a volta da estampa de oncinha e os maxi brincos, que parece ser a trend de acessórios mais forte para este ano, não importa a estação estação.
CAROLINA HERRERA
Uma segunda-feira cheia de estilo no dia 9 de fevereiro: a grife apresentou sua coleção no The Shed, em Nova York. De acordo com o Instagram da marca, o clima era de romance celebrado com um toque de drama moderno. O diretor criativo Wes Gordon traz as características fortes da marca com delicadeza, cores vibrantes, estampas florais e fluidez até nos tecidos mais pesados que se mesclam para tornar as roupas elegantes, mas sem perder a essência do estilista. E, em relação às trends da temporada, o color blocking continua em alta até mesmo na época mais fria, além dos looks monocromáticos. Nos pés, sapatos de salto baixo que variavam entre tons neutros e dourado deram equilíbrio para a feminilidade apresentada nas confecções.
OSCAR DE LA RENTA
Apresentada na New York Public Library, a coleção foi repleta de volume, bordados, franjas em tons metálicos, cores vibrantes, color blocking e vestidos para festa. Criadas pelos diretores criativos Laura Kim e Fernando Garcia, as roupas das temporadas mais frias trazem como inspiração o poema feito por Johann Wolfgang von Goethe em 1797, “The Sorcerer’s Apprentice”, recriado pelo filme “Fantasia”, da Disney. Além desta, a grife também utilizou como referência a icônica foto de Oscar de La Renta e Françoise de Langlade. A imagem mostra o dois com máscaras de gatos, no baile de Truman Capote, “Black and White Ball”, em 1966. De acordo com a marca, o inverno deste ano captura o fascínio de uma noite mágica e a sensação de estar em uma ocasião única na vida.
MARC JACOBS
Ainda, para finalizar a semana em clima mais descontraído e criativo, a grife Marc Jacobs apresentou a coleção Outono Inverno no Park Avenue Armory. O público contemplou uma dança coreografada por Karole Armitage, que deu início ao desfile de forma inusitada e moderna. Com quase nenhuma estampa, as roupas para a próxima temporada de frio estão repletas de referências dos anos 1960, como Jackie Kennedy e Rosemary Woodhouse. As linhas retas do minimalismo dos anos 1990 também foram inspirações para a modelagem das confecções. Enquanto a paleta de cores variou entre tons suaves de rosa, amarelo e azul, neutros e o vermelho chamativo. Tendências observadas na grife são os brilhos, as luvas longas, boinas e a volta da meia-calça.