Fotos: GoRunway/NowFashion
Aconteceu na última semana, entre os dias 19 e 24 de janeiro, o Milan Fashion Week, um dos quatro grandes eventos de moda da temporada. O evento apresentou as coleções Ready-To-Wear de grandes estilistas italianos como Gucci, Moncler, Prada, Fendi, Moschino, Bottega Veneta, Giorgio Armani e Dolce & Gabbana e suas tendências para o Outono/Inverno. Confira a seguir os looks destaques que marcaram a temporada de inverno italiana:
GUCCI
Primeira grande marca a desfilar na MFW, a Gucci no levou para trás das cortinas e realizou seu show no backstage de sua hub na cidade italiana, onde os convidados puderam ver as modelos arrumando-se antes do show. O desfile teve um formato nada convencional, com modelos parados como se fossem manequins girando lentamente em uma grande plataforma. As criações apresentadas por Alessandro Michele vão desde peças em cores sóbrias, como o preto, o bege e o cinza, em modelagens e inspirações mais clássicas e góticas, até os tons vibrantes e brilhantes, como o laranja, o rosa, o azul e o verde. Mangas bufantes e saias com babados também marcaram o desfile, assim como o estilo rebelde, inovador e contra normativo da grife. Portanto, Gucci novamente surpreendeu o mundo da moda com suas criações.
EMILIO PUCCI
Em collab com a Koche, a Emilio Pucci apresentou hoje a coleção Ready-to-Wear repleta de estampas abstratas, color blocking, rendas e tons chamativos, entre eles, se destacam azul e lilás para o Outono/Inverno 2020. A volta da meia-calça foi decretada pela grife, que trouxe o acessório em todas composições. Enquanto os óculos-escuros com aros em cores vibrantes e lenços ornaram as produções. Vestidos curtos em recortes interessantes e modelagens com tecidos que lembram lingerie foram predominantes no desfile.
PRADA
Estilizando com tom futurista, luzes vermelhas e piazzas suspensas, o grand hall do Depósito deu cenário a nova coleção outono/inverno da grife. O ambiente multifuncional para performances que faz parte do complexo da Fondazione Prada, foi o local do novo show de Miuccia Prada para a MFW. Em sua nova coleção, Prada incorpora o estilo clássico da grife a peças de alta alfaiataria, como blazers com ombros largos e casacos oversized. Ainda com toques de estilo office wear em sweaters e coletes de lã, combinadas a saias com recorte em franjas. Fios e camadas de tassel trazem movimento aos looks, dando um destaque interessante nas produções clean e minimalistas.
Apesar do uso majoritário de tons neutros, a marca ainda traz alguns relances de cor na coleção, como lilás, vermelho e amarelo, e estampas mais vibrantes em camisas, vestidos e jaquetas acolchoadas tom sport. Cintos com fivelas maxi acinturam as produções, e chamam a atenção, assim como sapatos sociais com estampas coloridas diversas e bolsas maxi carregadas pelas modelos.
FENDI
Cintura bem marcada foi um dos diferenciais da Fendi. A grife traz silhuetas clássicas dos anos 1940 combinadas com couro, tricô e pele. Mangas volumosas, estampas e a modelagem bem femininas chamam a atenção. Nas cores, os tons suaves, entre amarelo, laranja e rosa, e neutros, como preto, marrom e bege, tomaram conta da passarela. Botas mais arredondadas completam os looks com forte influência retrô, mas que propõe uma mulher moderna e elegante.
MOSCHINO
Com penteados armados em cachos e vibes da realeza francesa, o desfile da Moschino parece algo digno de um roteiro de Sofia Coppola. Com inspiração no estilo marcante e inovador da vida de Marie Antoinette, a nova coleção MFW do diretor criativo Jeremy Scott incorpora diferentes elementos do período rococó com a era pop e contemporânea. As famosas saias volumosas, atualizadas em modelos mini em tons pastéis e estampas, lembram antigos papéis de parede, doces e porcelanatos franceses. Estes combinados com jaquetas de couro, concedem um ar jovem, satírico e divertido as produções.
O estilista inclusive apresentou um look digno da icônica frase “so let them eat cake” (então que eles comam bolo) que marcou a revolução francesa na perspectiva da cultura pop. Além disso, aparecem outros elementos da época, como mangas com babados, bordados, colares de pérolas e ternos típicos dos homens da corte, em looks extravagante e femininos adaptados a era moderna, quase como uma monarquia urbana de vaidade, beleza e charme.
VERSACE
Primeira vez que apresenta as coleções Mens e Womenswear no mesmo desfile, a marca mostra ares renovados em seu show, apesar de ainda estar fiel ao estilo clássico da marca. Sob o cenário de projeções abstratas que lembram movimentos fluidos de tinta, a diretora criativa Donatella Versace traz criações que vão desde os elegantes pretinhos básicos e alfaiataria, até jaquetas de couro e conjuntos sport chic. Estampas vibrantes, neon e psicodélicas são apostas assim como florais abstratos que se destacam em sweaters e vestidos.
BOTTEGA VENETA
Em sala completamente branca que se transforma em pátio renascentista no início do show, ao som de música clássica, um dos desfiles mais aguardados da temporada aconteceu: a Bottega Veneta, grife destaque do British Fashion Awards no último ano, traz as franjas com tudo para o Outono/Inverno de 2020. A marca apostou na tendência principalmente nos vestidos, casacos e bolsas, mas também em cachecóis. Com brilho e cores que variavam entre vibrantes, neon e tons neutros, as modelagens ganharam toque contemporâneo. Enquanto as botas de cano longo com bico quadrado chamaram atenção na passarela.
MISSONI
Com as conhecidas e inconfundíveis estampas, combinadas entre si, a Missioni traz para a Milão Fashion Week confecções em tricô, estilo casual chic, modelagem oversized e brilhos, mostrando silhuetas descomplicadas e interessantes. As botas de cano longo dominaram a passarela da grife. Nas cores, a cartela é diversa: tons coloridos e neutros se destacam.
DOLCE & GABBANA
De volta ao pretinho básico, a Dolce & Gabbana celebra os artesãos por trás da marca em uma coleção que traz peças confeccionadas com técnicas de tricô e crochê. Sob o som das músicas de Amy Whinehouse, os diretores criativos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, apresentam clássicos da estação outono/inverno. Entre as criações, cardigãs e pullovers de lã e algodão são combinados com vestuário de alfaiataria e office wear com estética sexy e oversized.
Sobreposições com transparência sedosa em organza também se destacam nas produções, bem como franjas, babados, rendas e miçangas brilhantes que adornam vestidos, camisas e saias. A marca foge do minimalismo e estruturado, indo em direção ao maximalismo, com um estilo bem italiano. Portanto, adaptando com elegância o estilo o imaginário de produções andrógenas femininas.