Os anos 90 e 2000 certamente foram de grandes mudanças para a indústria fashion. Com criações disruptivas e a reinvenção das grandes casas de moda francesas, o desejo pelo luxo aumentou de forma inimaginável. Kingdom of Dreams, minissérie documental disponível na HBO Max, apresenta, em apenas 4 episódios, a trajetória de quatro importantes estilistas internacionais e mostra como a moda saiu dos centros tradicionais como Paris, Milão, Londres e Nova York, para se tornar um verdadeiro fenômeno global.

BASEADA EM LIVRO
A produção usa como referência a obra Deluxe: How luxury lost its luster (2007), da jornalista Dana Thomas. O livro apresenta a história do luxo, primeiramente disponível para o a aristocracia através de tradição, qualidade superior e experiência de compra, para depois se transformar em um produto vendido por corporações globais multibilionárias focadas em lucro.

QUATRO PROTAGONISTAS
Quatro talentos emergiram durante a era dourada da moda e ganham destaque em Kingdom of Dreams: John Galliano, Alexander McQueen, Tom Ford e Marc Jacobs. Todos tinham algo em comum: eram da classe média e considerados outsiders dentro do mercado de luxo.
Galliano reviveu a Givenchy com suas criações icônicas e apresentações teatrais no início dos anos 90, contratado por Bernard Arnault, à frente do grupo LVMH. Mas foi na Dior, também adquirida pelo empresário, que ele se solidificou como um dos maiores estilistas modernos no mundo fashion.

Já McQueen ficou no comando criativo da Givenchy, na qual investiu em peças que transpareciam sua rebeldia e liberdade de pensamento. Arnault também coloca Jacobs para criar a linha Ready-to-Wear da Louis Vuitton, introduzindo a grife na produção de roupas.

Enquanto isso, Tom Ford chamou a atenção na Gucci, quando foi promovido para a direção criativa da marca à beira da falência através de uma parceria com o advogado e empresário Domenico de Sole. As coleções de Ford, com roupas sexy e contemporâneas, impulsionaram a label italiana de forma meteórica. A grife foi adquirida posteriormente por François Pinault, que também investiu na Saint Laurent, onde posteriormente o texano também assumiria o posto.


ARNAULT VERSUS PINAULT
A rivalidade entre os dois empresários franceses é um dos principais pontos da trama. Arnault e Pinault entram no mercado do luxo e competem entre si enquanto transformam a arte das maison francesas em verdadeiros produtos de consumo, com objetivo de lucrar cada vez mais. Por fim, para os interessados em negócios de moda, Kingdom of Dreams é uma ótima pedida para entender como os conglomerados da área surgiram e como eles influenciam o ritmo de produção das coleções na atualidade.