Os anos 90 e 2000 certamente foram de grandes mudanças para a indústria fashion. Com criações disruptivas e a reinvenção das grandes casas de moda francesas, o desejo pelo luxo aumentou de forma inimaginável. Kingdom of Dreams, minissérie documental disponível na HBO Max, apresenta, em apenas 4 episódios, a trajetória de quatro importantes estilistas internacionais e mostra como a moda saiu dos centros tradicionais como Paris, Milão, Londres e Nova York, para se tornar um verdadeiro fenômeno global.
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BASEADA EM LIVRO
A produção usa como referência a obra Deluxe: How luxury lost its luster (2007), da jornalista Dana Thomas. O livro apresenta a história do luxo, primeiramente disponível para o a aristocracia através de tradição, qualidade superior e experiência de compra, para depois se transformar em um produto vendido por corporações globais multibilionárias focadas em lucro.
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QUATRO PROTAGONISTAS
Quatro talentos emergiram durante a era dourada da moda e ganham destaque em Kingdom of Dreams: John Galliano, Alexander McQueen, Tom Ford e Marc Jacobs. Todos tinham algo em comum: eram da classe média e considerados outsiders dentro do mercado de luxo.
Galliano reviveu a Givenchy com suas criações icônicas e apresentações teatrais no início dos anos 90, contratado por Bernard Arnault, à frente do grupo LVMH. Mas foi na Dior, também adquirida pelo empresário, que ele se solidificou como um dos maiores estilistas modernos no mundo fashion.
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Já McQueen ficou no comando criativo da Givenchy, na qual investiu em peças que transpareciam sua rebeldia e liberdade de pensamento. Arnault também coloca Jacobs para criar a linha Ready-to-Wear da Louis Vuitton, introduzindo a grife na produção de roupas.
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Enquanto isso, Tom Ford chamou a atenção na Gucci, quando foi promovido para a direção criativa da marca à beira da falência através de uma parceria com o advogado e empresário Domenico de Sole. As coleções de Ford, com roupas sexy e contemporâneas, impulsionaram a label italiana de forma meteórica. A grife foi adquirida posteriormente por François Pinault, que também investiu na Saint Laurent, onde posteriormente o texano também assumiria o posto.
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ARNAULT VERSUS PINAULT
A rivalidade entre os dois empresários franceses é um dos principais pontos da trama. Arnault e Pinault entram no mercado do luxo e competem entre si enquanto transformam a arte das maison francesas em verdadeiros produtos de consumo, com objetivo de lucrar cada vez mais. Por fim, para os interessados em negócios de moda, Kingdom of Dreams é uma ótima pedida para entender como os conglomerados da área surgiram e como eles influenciam o ritmo de produção das coleções na atualidade.