Crédito das fotos: Acervo Pessoal/ Diego Vara / Agência Pressphoto
O diretor Jorge Furtado foi escolhido pelo Festival de Cinema de Gramado para receber o Troféu Eduardo Abelin na 52ª edição do evento, que ocorre entre os dias 09 e 17 de agosto. A homenagem ao diretor, que completa 40 anos de carreira em 2024, será entregue no dia 16 de agosto.
O portoalegrense cruzou os caminhos da medicina, psicologia, jornalismo e artes plásticas, mas quis o destino que se tornasse um dos mais emblemáticos diretores, roteiristas e produtores do audiovisual brasileiro. Mesclando linguagens documental e ficcional, criou obras sensíveis que trazem dilemas brasileiros em uma linguagem universal, capazes de capturar sensações e perturbações de qualquer espectador.

O Troféu Eduardo Abelin é uma homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro. A honraria leva o nome de um dos pioneiros do cinema gaúcho, o diretor Eduardo Abelin. O cineasta Carlos Reichenbach foi o primeiro a receber a honraria, em 2001. Juntam-se a ele nomes como Cacá Diegues, Arnaldo Jabor, Carla Camurati e Laís Bodanzky.