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Jane Birkin faleceu em casa, no último final de semana, aos 76 anos, de acordo com o Ministério da Cultura Francesa. Nascida em Londres, no dia 14 de dezembro de 1946, a atriz, cantora, compositora e ex-modelo é considerada um ícone de estilo que transcendeu gerações. Portanto, homenagem à artista, confira algumas curiosidades sobre sua vida e seu impacto na moda:
CARREIRA
Ela alcançou fama internacional no cinema britânico e francês. Entre as produções das quais participou estão Je t’aime moi non plus (1976), Death on the Nile (1978) e Evil Under the Sun (1982). Seu papel final foi no curta-metragem La Femme et le TGV, indicado ao Oscar de 2016.
VIDA PESSOAL
Jane foi casada duas vezes, com o compositor inglês John Barry (1965-1968) e o artista francês Serge Gainsbourg (1968-1980). As uniões produziram um total de duas filhas, Kate Barry e Charlotte Gainsbourg. Em 1982, teve uma terceira filha, Lou Doillon, com o diretor Jacques Doillon.
ÍCONE FASHION
A atriz foi uma das grandes representantes dos estilos das décadas de 1960 e 1970, que adicionava elementos mais despojados às vestimentas femininas. Seu estilo combinava influências britânicas com os códigos franceses de moda mais clássicos. Além disso, entre suas peças favoritas, estavam camisetas e jeans.
INSPIRAÇÃO DA BIRKIN
Em 1984, Jane Birkin se sentou ao lado do CEO da Hermès Jean-Louis Dumas em uma viagem de avião. A atriz, conhecida por carregar um cesto como bolsa, pelos modelos tradicionais de grifes não terem espaço suficiente para os pertences rotineiros, chamou a atenção empresário.
O SURGIMENTO
A dupla passou o voo pensando em ideias para uma bolsa perfeita, que atendesse às necessidades de mulheres, com praticidade, espaço e sem sacrificar qualidade e design elegante. Aliás, um ano depois, Dumas presentou Jane com a primeira Birkin, nomeada em homenagem à atriz. O modelo em couro era luxuoso e perfeito para a rotina das mulheres modernas.
HERMÈS BIRKIN
Uma das bolsas mais desejadas do mundo, o item de luxo exclusivo consegue superar até mesmo grandes marcas, como Louis Vuitton, Gucci e Chanel. Apesar de seu atual status premium e altamente cobiçado, ela só começou a fazer sucesso nos anos 90, quando conquistou o coração dos amantes de moda ao atingir o mainstream. Tornando-se, assim, o item supremo de colecionadores fashion.