Imagens: Getty Images
Ícone de beleza e sofisticação, Jacqueline Kennedy marcou época com seu estilo único e inconfundível. A eterna primeira-dama dos Estados Unidos não demorou muito para ser o alvo preferencial das lentes dos fotógrafos logo que John Kennedy ascendeu à presidência dos Estados Unidos.
A elegância, o carisma, o sorriso cativante e o seu bom gosto nas escolhas do que vestir, logo a transformaram em referência no mundo da moda. Um legado que se mantém até hoje.
REQUINTE E SOFISTICAÇÃO DESDE MUITO JOVEM
Muito antes de se tornar primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy já levava consigo um modo de ser e de se portar requintado e sofisticado. Algo muito valorizado em sua família de origem aristocrática. Sua trajetória de estudo em escolas particulares, a prática do hipismo e o amor pela leitura contribuíram para o seu estilo marcante.
Há quem diga, também, que sua ascendência francesa, e o laço com a França, reforçado pelo fato de ter estudado lá (ela fez uma viagem de intercâmbio a Sorbonne, para estudar literatura), se refletiu em muitos aspectos de sua vida, entre eles o bom gosto ao se vestir.
JACKIE LEVOU CHARME À CASA BRANCA
Jackie é, sem dúvidas, umas das celebridades mais elegantes e bem vestidas da história. Enquanto no papel de primeira-dama, acrescentou charme e glamour à família Kennedy.
Seu estilo único e atemporal arrebatava corações por onde quer que fosse. Nas fashionistas, causava furor com sua peças de alfaiataria impecáveis e belíssimas joias de valores incalculáveis. As mulheres da época buscavam incessantemente pelo look Jackie em lojas de departamento, que logo começaram a produzir imitações acessíveis de seus principais trajes.
A primeira-dama tinha mesmo muito bom gosto. Das grifes mundialmente famosas que habitavam seu closet estavam Yves Saint Laurent, Christian Dior e Givenchy.
Sua sensibilidade altamente chique, também rendeu algumas críticas. O campo dos Kennedy temeu que seu gosto por roupas estrangeiras, em especial o seu apreço pela alta costura francesa, pudesse fazer a família parecer fora de alcance, algo como “inacessível”. Para contornar a situação, seu sogro, Joseph Kennedy, a ajudou apresentando o designer americano Oleg Cassini, que mais tarde seria o responsável por criar inúmeros trajes icônicos de Jackie e se tornaria o “Secretário de Estilo” da primeira-dama.
O ESTILO ICÔNICO DE JACKIE KENNEDY
Mais do que seus looks como primeira-dama, basicamente compostos por tailleurs extremamente bem cortados e, em sua maioria, monocromáticos, o estilo Jacqueline Kennedy exibia personalidade e extremo bom gosto até mesmo em looks menos formais. Portanto, uma inspiração para mulheres de todos os gostos e idades.
Chama a atenção o gosto de Jackie pelas cores. Os tons vibrantes e o color blocking eram frequentemente vistos em suas produções. Mas, looks total white, o uso constante de chapéus, os cintos largos e as pérolas são alguma das grandes marcas deixadas por ela.
Além disso, ela também eternizou modelos de óculos de sol com grandes lentes redondas e foi homenageada pela Gucci com uma bolsa que recebeu o nomes de Jackie Bag.
Já se passaram mais de 50 anos desde sua rápida passagem pela Casa Branca (de 1961-1963). O estilo da sempre lembrada primeira-dama segue incontestável e copiado em todo o mundo. Por fim, foi uma mulher que ditou tendência, celebrou a moda como nenhuma outra personalidade do seu tempo. Certamente continuará inspirando mulheres de muitas gerações.