Jackie Kennedy e Valentino Garavani
Jackie Kennedy personificou na cultura pop a elegância e a sofisticação e, para ajudá-la a criar essa imagem tão clássica no imaginário popular, a Maison Valentino foi a principal responsável. Jackie optava por peças da grife na maioria das ocasiões, de acordo com o site do Museu Valentino Garavani.

A amizade de Jackie com o fundador da marca começou em 1964, após a ex-primeira-dama deixar a Casa Branca. Na ocasião, a it-girl voltou para Nova York e, em setembro do mesmo ano, Mr. Valentino foi à cidade para apresentar uma coleção. Além disso, Jacqueline viu a editora da Vogue, Gloria Schiff, com looks da maison. E os modelos parecem ter agradado a socialite, visto que ela encomendou seis vestidos de alta-costura. Assim, neste momento, foi que surgiu a longa relação dela com a grife.

O segundo vestido de noiva exclusivo de Jackie foi assinado por Valentino. No casamento com Aristóteles Onassis, quando se tornou “Jackie O.”, em 1968.
Aliás, obre o momento, o próprio estilista homônimo confessou ter sido determinante para sua carreira, em bate-papo presenciado pelo jornal O Globo. Por fim, o Imperador da Moda contou que a acompanhou ao longo dos anos, criando “vestidos lindos para ela”.
“Jackie era tão fantástica que se tornou minha musa”
— Valentino Garavani



Fontes de consulta: O Globo e Museu Valentino Garavani,