Ontem, dia 15 de abril, a Dior apresentou ao vivo sua nova coleção de Outono 2024 diretamente do Museu do Brooklyn em Nova York. Podemos defini-la como um belo clássico com um toque de modernidade, refletindo e elucidando a inspiração que permeia as criações.
Maria Grazia Chiuri evocou o espectro da atriz alemã Marlene Dietrich. A diretora criativa mergulhou nos arquivos antigos do fundador da casa e descobriu que Marlene era cliente de Christian Dior, uma conexão que atraiu a estilista. Ao estudar as mulheres que ele vestiu, ela também busca uma compreensão profunda da história vivenciada pela marca.
Famosa por estilizar looks “masculinizados” com chapéus fedora, gravatas, casacos alongados, calças de alfaiataria e camisas, ela entrou para a história por quebrar as convenções do modo de vestir da época. Assim, Chiuri mergulhou nas décadas de 1920, 1930 e 1940 e trouxe uma estética repaginada dessa era para os tempos atuais, atualizando o uso de meias de nylon (para a versão 3/4), boinas e ternos.
À frente de seu tempo, Dietrich brincava com os trajes de ruptura de gênero, o que ficou claramente evidenciado em cada peça que desfilou na passarela. Mas outras sugestões também surgiram. Vamos explicar: a atriz renegou sua cidadania alemã, naturalizando-se estadunidense em 1937, e passou 15 anos vivendo em Manhattan. Por esse motivo, a grife introduziu no line-up uma estampa dos Estados Unidos, remetendo ao vínculo entre Nova York e Paris na época em que Marlene esteve no auge de sua carreira.
Hollywood também entrou para a lista de referências em uma vibe “estrela hollywoodiana”. Prints mais comerciais revelaram os elementos culturais presentes, os quais ainda apareceram na arte em neon no cenário do desfile do coletivo de arte feminista Claire Fontaine, unindo (mais uma vez) a América à influência parisiense.
Tendências Observadas
O veludo reforça a atemporalidade e a classe deste tecido que irá imperar em nosso Outono/Inverno, e as franjas, garantia de movimento, remetem ao período das melindrosas, enfeitando vestidos que também carregam outra tendência que tem sido a grande aposta das marcas internacionais: a transparência.
Se você não conseguiu acompanhar o desfile que reuniu imprensa, celebridades e clientes do mundo todo, pode assistir agora na nossa galeria:
Fotos: Divulgação/Dior e John Springer Collection/CORBIS