Collab Mugler x H&M
Imagens: Divulgação
Colaborações entre grandes marcas e grifes de luxo estão em alta no mundo da moda. Podemos citar, inclusive, uma das mais recentes: a collab da H&M, uma fast fashion, com a Mugler, prevista para a próxima primavera americana. Mas por que cada vez mais as labels estão procurando esse tipo de parceria? Vem entender sobre esse assunto com a gente!
O QUE É
Uma estratégia usada por marcas para a criação de produtos mais acessíveis que gerem uma sensação de exclusividade. Assim, as grifes de luxo podem se beneficiar dessa popularidade e explorar novos públicos, como os mais jovens, da Geração Z. Além disso, as collabs ajudam na sobrevivência das labels com um aumento de relevância e de conhecimento por parte de outros setores da sociedade. Esse movimento de inovação surpreende e muito, mas não deixa de ser polêmico. Há quem diga que isso desvaloriza o status das labels.
INÍCIO
Apesar de ser um fenômeno recente, as parcerias deste tipo não são uma novidade no cenário fashion. Em 1935, a estilista Elsa Schiaparelli colaborou com o pintor Salvador Dalí para elaborar um vestido. Já Yves Saint Laurent uniu forças com artista Mondrian, em 1965. No entanto, um case mais moderno é a collab de Karl Lagerfeld com a H&M, em 2004. Esta colaboração foi um dos maiores e mais impactantes sucessos comerciais do gênero, visto que as peças esgotaram em apenas duas horas.
BOOM DAS COLLABS
Da metade da década de 2010 para cá, a moda viu as colaborações se tornarem cada vez mais frequentes, principalmente com as marcas de sportwear. Entre os exemplos mais recentes estão Prada Re-Nylon x Adidas (2019), Louis Vuitton x Nike (2021), Gucci x Adidas (2022) e Balenciaga x Adidas (2022). Essas parcerias transmitem ideias de conforto e funcionalidade, o que gera uma imagem mais descolada para as grifes. Outro tipo de collab que ganhou as passarelas foi a entre grifes de luxo, como Fendi x Versace e Gucci x Balenciaga, que geram engajamento e comentários entre os próprios consumidores das labels.