Imagens: Reprodução / Dior, Getty Images, Gorunway e Pinterest
Há 118 anos, nascia Christian Dior, fundador da grife homônima. Para celebrar seu nascimento relembre sua criação mais famosa, o New Look. O estilista entrou para a história já na primeira coleção da sua marca, composta por 90 conjuntos, lançada no início de 1947. A partir de então, Dior deu início a uma revolução na forma de vestir que uniu arquitetura à moda de forma única.

A linha Corolle, uma das apresentadas no icônico desfile, trazia uma das peças mais celebradas da marca: a Bar Suit. Dessa forma, a jaqueta com cintura ajustada e busto acentuado por estrutura de espartilho, sobreposta a uma saia plissada, o estilista abriu caminho para ser considerado sinônimo de sofisticação e elegância na alta-costura.

O contexto do lançamento da silhueta superfeminina trouxe um novo olhar para o guarda-roupa feminino, após a Segunda Guerra Mundial. Até aquele momento, as mulheres optavam por looks mais simples durante os tempos insalubres do conflito. O New Look trouxe uma nova era glamourosa e sensual para o visual e despertou um desejo novo pelo luxo.

SURGIMENTO DA EXPRESSÃO
Aliás, o nome New Look surgiu por acaso. Carmel Snow, redatora da revista americana Harper’s Bazaar, viu os modelos apresentados por Dior e exclamou: “This is a new look”. A coleção, chamada Ligne Corolle, ficou conhecida por New Look.


ATUALMENTE
Por fim, a modelagem inesquecível de Christian Dior ainda é uma das principais fontes de inspiração da grife. Assim, nos últimos anos, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior, reinventou e apresentou olhares modernos sobre a silhueta mais tradicional da Maison.

