Fotos: Reprodução/YouTube
Modelo, atriz, cantora e escritora, Cara Delevingne é um ícone da indústria da moda e do entretenimento. A britânica tornou-se uma inspiração para quem gosta de looks punk-rock, sexys e descolados, ainda que com um toque avant-gard e extravagante. Das passarelas às telonas, Cara conquistou o mundo com sua personalidade enérgica e divertida, assim como com seu estilo sem igual, que lhe tornou uma das modelos mais bem sucedidas de sua geração. Em seu portfólio, estampam grandes campanhas para Burberry e Victoria’s Secret, bem como desfiles para as mais diversas grifes de luxo. Declarada bissexual, é uma grande defensora da causa LGBTQ+, anunciando recentemente o lançamento de uma campanha especial com a marca Puma para honrar o mês do Orgulho LGBTQ+. A seguir, confira mais sobre sua vida, seu estilo e sua carreira.
Foto: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo
SOBRE SUA HISTÒRIA
Cara Jocelyn Delevingne nasceu na cidade de Hammersmith, em Londres. Filha de Pandora-Anne Delevingne, ex-chefe de compras da loja de departamento Selfridges, e do corretor imobiliário Charles Delevingne, a jovem é membro de uma rica e prestigiada família da alta aristocracia britânica. Sua avó materna Dama de Companhia da Rainha, enquanto o avô, Jocelyn Stevens, atuou como diretor da revista Queen. Pelo lado materno, Cara ainda tem um toque de nobreza em sua linhagem pelo seu tataravô, o Primeiro Visconde Thomas Hamar de Greenwood. Além disso, Cara tem duas irmãs mais velhas, Chloe e Poppy Delevingne, que também é modelo e atriz.
Durante a infância, frequentou a renomada instituição Francis Holland School For Girls, que formou grandes nomes da indústria do entretenimento, entre eles a atriz Joan Collins. Em um de seus depoimentos, a modelo contou que foi diagnosticada com dispraxia, um transtorno neurológico caracterizado, principalmente, por dificuldades motoras que se apresenta durante a infância. De acordo com a modelo isso, eventualmente, começou a afetar seu desempenho acadêmico, tornando a vida escolar mais difícil. Em 2015, Cara também falou sobre sua luta contra a depressão, que começou durante a adolescência, aos 15 anos de idade
CARREIRA NAS PASSARELAS
Seu debut na indústria da moda foi precoce, aos 10 anos de idade, quando posou para um editorial da Vogue Itália, fotografado por Bruce Weber. Ao seu lado estava Lady Eloise Anne Anson, filha do 5º Conde de Lichfield. Mas foi apenas em 2009 que sua carreira como modelo iniciou, quando foi recrutada pela agência Storm Management logo após ter se formado na escola. Entretanto, demorou cerca de um ano para que conseguisse agendar seu primeiro trabalho pago como modelo e, ainda, mais duas estações para estrear seu primeiro desfile na passarela. Mas valeu a pena!
Em 2011, a jovem fez sucesso nas passarelas da Semana de Moda de Londres ao desfilar para a coleção outono/inverno da Burberry Prorsum e, no mesmo ano, ainda abriu e fechou o desfile da coleção de verão da marca. Posteriormente, no ano seguinte, foi escalada para participar de uma campanha da coleção Primavera/Verão da grife. Na época, a jovem trabalhava durante meio período no escritório de um site de moda.
Desde então, Cara Delevingne desfilou e posou para as mais diversas grifes, incluindo Balmain, Stella McCartney, Oscar de la Renta, Carolina Herrera, Fendi, Moschino, Dolce & Gabbana e a grande maison francesa, Chanel, sendo que nesta última criou uma longa relação profissional com o então diretor criativo da marca, Karl Lagerfeld. Em uma de suas entrevistas, o estilista declarou:
“Cara é uma personagem. Ela é a Charlie Chaplin do mundo da moda. Uma espécie de gênio, como uma personagem de um filme mudo. Eu a veria melhor em um filme mudo do que em um talkie, porque ela acentua demais o movimento”, explicou o estilista.
Foto: Divulgação/Pinterest UK
NOVOS OBJETIVOS
Apesar do alto número de requisições e do sucesso nas passarelas internacionais, não demorou muito para que Cara decidisse explorar mais e expandir sua área de atuação. Por fim, a modelo começou a diminuir sua frequência nos fashions shows, ficando mais seletiva em relação aos desfiles e às campanhas de que participava. Assim, logo a mídia suspeitou que algo estava acontecendo, descobrindo que a modelo decidiu seguir também a carreira como atriz.
Levou um tempo, mas agora eu percebo que trabalho não é tudo, e que o sucesso vem em diferentes formas. Eu abri minha mente, e agora eu abraço novas coisas com uma curiosidade infantil. Eu estou passando mais tempo fazendo as coisas que eu amo. E eu tenho sido capaz de fazer um trabalho melhor por causa disso” – declarou Cara Delevingne em uma entrevista para o jornal Times, publicada em 2016.
TRABALHO NAS TELONAS
Cara teve sua estreia nos cinemas com um papel menor na produção de Anna Karenina (2012) ao interpretar a “Princesa Sorokina”. Desde então, a modelo, e também atriz, trabalhou em diversos filmes populares. Entre eles, a adaptação cinematográfica do clássico de John Green, Cidades de Papel. Cara também protagonizou titulos como Valerian: A Cidade dos Mil Planetas e Suicide Squad. Sendo o último um de seus papéis mais conhecidos, a levando a fama mundial na pele da vilã feiticeira “Enchantress”, na adaptação em filme das HQs da DC Comics. Em 2019 a atriz também ganhou um papel de destaque ao protagonizar a série de sucesso da Amazon Prime, Carnival Row ao lado do astro Orlando Bloom.
COMMING OUT E VIDA AMOROSA
Em 2013, Cara declarou-se bissexual, ou seja, atraída por ambos os sexos e, em menos de um ano, boatos de seu relacionamento com a atriz Michelle Rodriguez estamparam tabloides e sites. Entretanto, a relação não durou muito e, em junho de 2015, Cara confirmou o namoro com a cantora americana Annie Clark, mais conhecida pelo nome artístico St. Vincent. A relação com Annie também teve fim em menos de um ano, com o break-up do casal anunciado em 2016.
Mais recentemente, em maio de 2018, a modelo e atriz veio à tona na mídia ao se declarar como “genderfluid”, uma classificação queer para pessoas que não se identificam completamente como nenhum dos dois gêneros (não-cis). E, assim, transitam fluidamente entre o espectro masculino e feminino, exaltando ambos ou nenhum em específico. Cara foi uma das primeiras modelos a se assumir como tal, portanto quebrando o estigma de padronização da beleza e da feminilidade na profissão. A atriz ainda manteve um relacionamento amoroso com a atriz de Pretty Little Liars, Asheley Benson. O casal confirmou o namoro em junho de 2019, mas já havia se relacionando desde antes. O romancem, contudo, veio ao fim no começo de abril, após 2 anos de namoro.
ESTILO ANDRÓGINO E ROCK-GLAM
Cara ficou conhecida por seu estilo rock-glam e agênero, que mistura peças clássicas com um twist moderno e andrógeno. Uma das principais características de seu look é o teor preto e branco, assim como acessórios sofisticados. Ela é fã da mistura do contraste marcante das rendas e das transparências, com tecidos como couro e modelagens retas de alfaiataria. Ainda assim, a modelo também sabe criar looks elegantes e bem femininos quando a ocasião pede, roubando os holofotes em vestidos coloridos e simples nos red carpets, bem como extravagantes e futuristas. Entre as peças que se destacam em seu guarda-roupa estão tops cropped, terninhos, jaquetas curtas e botas de cano-longo.
PARCERIA COM A “PUMA” PARA O #PRIDEMONTH
No começo do mês de junho, Cara Delevingne anunciou que ira lançar uma coleção de roupas em parceria com a grife de roupas esportivas Puma. Intitulada “PUMA with love”, a marca homenageia o Mês do Orgulho LGBTQ+ com uma linha de peças pretas e brancas, adornadas com detalhes nas cores do arco-íris. Além disso, o projeto terá 20% do lucro das vendas globais revertida ao The Cara Delevingne Foundation. A instituição abraçada pela artista é voltada à defesa e ao auxílio à comunidade LGBTQ+.
“Esta coleção foi projetada com muito amor. Eu estava realmente ansiosa para usá-la nas celebrações do mês do Orgulho LGBTQ+ deste ano que planejava participar, mas dadas as circunstâncias [a pandemia de coronavírus], mal posso esperar para usá-la e comemorar em minha casa via Zoom e FaceTime”, disse a atriz em um comunidade sobre o anunciamento.
No Brasil, a coleção é esperada chegar nas prateleiras e e-commerces ainda no dia 16 junho deste ano.
Foto: Divulgação/Puma