O capuz ressurgiu nas passarelas da Paris Fashion Week em designs deslumbrantes apresentados no final de 2023, continuando a ganhar força em 2024 e migrando para as ruas, deixando sua marca. Estamos nos referindo a um possível “retorno”, já que essa moda teve seu auge no final dos anos 60, pelas mãos do visionário Yves Saint Laurent, com outros reaparecimentos marcantes em 1985 e 2002.
O Capuz Torna-se Favorito na Geração Pop
Falando nos anos 2000, a febre do capuz alcançou o mundo pop, e uma das primeiras referências fashionistas que nos vêm à mente é a cantora Kylie Minogue. Certamente você se lembrará do refrão dance-pop “La la la”, que ficou eternizado na música “Can’t Get You out of My Head”. O videoclipe tornou-se um ícone da época, ressoando até hoje, e o figurino consistia em um macacão branco com decote profundo e capuz, assinado pela estilista Fee Doran, refletindo fielmente a cultura pop de 2001.
As Grifes Introduzem o Capuz como Elemento da Alta Moda para Vestidos de Gala
Em 2005, foi a vez da marca de vestidos luxuosos Elie Saab apostar no capuz, incluindo ainda mais modernidade em seus modelos brilhantes e de silhuetas bem definidas. A partir daí, houve uma explosão de looks com o elemento, indo desde vestimentas comuns até longos de gala para o tapete vermelho de premiações.
Voltando para os dias atuais, em 2023, a Saint Laurent olhou para trás e decidiu incluir no seu line-up de desfile de primavera informações do seu legado. O resultado foi uma série de vestidos “simples”, porém muito bem projetados e elegantes, sugerindo o uso do capuz para o dia a dia de uma maneira refinada.
Zuhair Murad, para a Primavera de 2024, fez uso de tecidos encorpados para dar vida a um capuz que denota sensibilidade e personalidade, sem pesar, sugerindo que pode ser usado de maneira leve mesmo nos dias mais quentes.
Bronx and Banco exibiu uma versão ousada com recortes, onde o capuz dá a sensação de movimento à vestimenta, conferindo dramaticidade e extravagância, elementos favoritos das estrelas de Hollywood.
Emilio Pucci foi ao encontro do maximalismo, optando por uma execução mais “densa” do capuz em matéria-prima atoalhada, com estampas e ampliando a variedade de estilos.
Inclua o Capuz na Sua Rotina
Ele não é um dos itens do vestuário mais difíceis de usar, visto que já faz parte de um estilo mais urbano e está presente na vida de muitos. Mas há como aprimorar e inovar no uso do capuz para destacar mais o seu estilo pessoal. Procure por tecidos com texturas mais interessantes, como o tricô que conferirá elegância e uma imagem única.
Por falar em superfície de materiais, o puffer é macio e será um aliado do frio para proteção. Nada melhor do que estar descolada, confortável e usufruir de todos esses benefícios com funcionalidade. Coletes com capuz deixam as produções a cara do streetstyle e dão um toque mais esportivo.
As capas são tendência para este ano, então não hesite em usar essa peça, que ganha ainda mais charme se tiver um capuz. Seja com brilhos, minimalista ou bordada, estão disponíveis em diversas opções para agradar a todos os gostos.
Para alguns, o uso do capuz fora do seu senso comum pode ser um tanto quanto inusitado, mas garantimos que é uma questão de tempo até você se apaixonar e aderir às combinações.
Fotos: Daniel Zuchnik, Phil Oh, Pierguido Grassano, Vogue