Crédito das fotos: Getty Images/FFW/Jamie Hawkesworth
Dos muitos destaques do universo da moda na atualidade, um jovem estilista de apenas 39 anos tem roubado a cena. Ele é Jonathan Anderson, conhecido por sua marca homônima, a JW Anderson, e por ter atuado como diretor criativo da casa de luxo espanhola LOEWE.
A seguir, você conhece mais sobre a trajetória pessoal e profissional de Anderson:
O INÍCIO DE TUDO
Anderson nasceu na cidade de Magherafelt, na Irlanda do Norte, em 1984. Mas passou grande parte da infância em Ibiza, onde seus pais tinham uma casa. Até hoje o estilista comenta que os ambientes contrastantes onde viveu desempenharam um grande papel na formação de sua sensibilidade como designer.
O despertar para a moda veio mais tarde, após uma tentativa frustrada de se tornar ator nos Estados Unidos. À época, ele desenvolveu um interesse em figurino em vez de atuar.
Já de volta a Dublin, conquistou seu primeiro emprego na moda na loja de departamentos Brown Thomas. Mais tarde, estudou Belas Artes na Escola de Arte e Design de Londres.
CARREIRA
O primeiro emprego de destaque de Anderson na moda foi como visual merchandiser da Prada. Mas foi logo após que criou sua própria marca, a JW Anderson, em 2008, com uma coleção de moda masculina. Em 2010, criou sua primeira cápsula de roupas femininas.
A marca ganhou os holofotes rapidamente ao combinar elementos tradicionais com uma abordagem moderna e experimental. Seu trabalho foi reconhecido pela moda de vanguarda e conquistou elogios por desafiar as convenções.
No ano de 2013, Jonathan Anderson foi nomeado diretor criativo da marca de luxo espanhola Loewe. Sua abordagem artística e sua capacidade de misturar elementos clássicos com design contemporâneo tornaram-se características distintivas de seu trabalho.
CONTRIBUIÇÕES À MODA
Anderson ganhou rapidamente reconhecimento na cena fashion mundial, ao quebrar barreiras e desafiar as normas da moda, reinterpretando o básico a partir de um olhar vanguardista.
Recebeu diversos prêmios, como o de designer de moda britânico do ano, por várias oportunidades.
Apesar de muito jovem, Anderson vem sendo visto como um designer influente na moda atual especialmente por transcender as fronteiras tradicionais do design e investir em ideias inovadoras. Seus desfiles são a maior prova disso, ao surpreender com produções que fogem do padrão.