A Balenciaga começou a semana causando controvérsia na internet, com o lançamento da nova coleção de calçados Paris Sneakers. Os tênis, com preços de até US$ 1,8 mil, ou seja, R$ 10 mil reais, aparecem sujos, desbotados e rasgados nas fotos de divulgação. A aparência desgastada é intencional, visto que no site da grife as imagens mostram produtos de materiais descritos como “algodão e borracha totalmente destruídos” e “rasgos em todo o tecido”.
No entanto, a jogada de marketing e o conceito dos novos tênis caem no histórico de provocações à indústria fashion feitos pela Balenciaga. A grife é conhecida, historicamente, pelas inovações no mundo da moda. Em comunicado, a marca afirma que “deve ser usado para a vida toda”. Seria uma reflexão sobre a qualidade e durabilidade dos produtos? Uma estratégia para viralizar entre as novas gerações de consumidores que frequentemente expõem seus pensamentos na internet? Talvez ambas questões apontem respostas interessantes.
Kim Kardashian no MET Gala 2021
CRIAÇÕES POLÊMICAS
As escolhas polêmicas da Balenciaga causam engajamento e rentabilidade. Do novo Crocs com salto ao look all black de Kim Kardashian no MET Gala, a grife nunca deixa de surpreender. Outras criações controversas, que hoje são tendência, incluem o Triple S, ou seja, inspirado nos daddy shoes dos anos 90, e o Speed Trainer, os tênis-meia.
De acordo com o Índice IQ Digital: Fashion, da Gartner, a label é uma das empresas de luxo que mais cresce no ranking, atingindo 28% no ano passado. Outra pesquisa que mostra o sucesso da marca é o relatório da Lyst Index, que aponta a marca como a “hottest brand” de 2021.
Collab com a Crocs, lançada em 2017
DIFERENCIAL
Aliás, outro ponto alto na grife é a mentalidade do diretor criativo, Demna Gvasalia, de 41 anos. Seus conceitos focam em dialogar com o público mais jovem, que busca exclusividade. Para entrevista à The Cut, em 2020, o estilista declarou que se livrou dos medos do que as pessoas pensam e dizem. Além disso, criativamente, ele trouxe um toque moderno e desafiador para complementar a essência da Balenciaga.
Por fim, a ironia e autenticidade da grife não ficam só nos produtos. Suas redes sociais são um reflexo desse conceito. Imagens diversas, sem alta qualidade e edgy, são frequentemente vistas no Instagram da Balenciaga. Assim, a estética e o posicionamento da marca são o que a diferencia atualmente no mercado de luxo. Em relação ao lançamento dos Paris Sneakers, será essa a nova tendência destroyed da temporada? Vamos acompanhar.
Fontes de consulta: The Lyst Index, Gartner e Uol