Com certeza você já ouviu que é hora de dizer adeus à aparência íntegra e suave da ‘clean girl’. Isso porque a tendência oposta a ela está causando burburinho, e para as amantes da moda que usam as vestimentas para se expressar, finalmente chegou o momento de voltar às raízes mais extravagantes.
A ‘Mob Wife Aesthetic’, traduzida como a estética da esposa de mafioso, se inspira em mulheres e personagens icônicas italianas que exalam poder e sensualidade. Para exemplificar e tornar mais claro, pense na atriz Michelle Pfeifer em Scarface ou na simbologia da marca Versace, a qual representa uma mulher luxuosa e visualmente provocativa. Conseguiu visualizar?
Então, agora entenda como as grifes têm inserido essa característica em suas coleções, apresentadas na Semana de Moda de Nova York, Milão e Paris.
Dolce & Gabbana Fall 2024 Ready-to-Wear
Domenico Dolce e Stefano Gabbana desenvolveram para a Milan Fashion Week peças com cortes que realçam as formas sensuais do corpo feminino.
Denominada ‘Tuxedo’, a coleção trouxe a força do smoking como uma elegância linear. A variedade de looks parecia ter sido pensada especificamente na essência da Mob Wife, tanto pela descrição da inspiração quanto pela paleta de cores predominantemente preta, os casacos de pele, o apreço pelo animal print e os chapéus maximalistas.
Versace Fall 2024 Ready-to-Wear
A visão de Donatella Versace é distinta; você sabe que está olhando para uma peça Versace quando vê uma. Voluptuosa, hipnotizante e dominante, a marca possui uma técnica precisa e, para o Outono/Inverno de 2024, preparou aspectos que vão ao encontro das Mob Wives.
O animal print, referência desta linguagem de estilo, aparece com força mais uma vez (anote), e apesar de Donatella ter transformado a atitude Mob Wife em roupas contemporâneas, a essência não é. Na verdade, é centenária e se confunde com a origem da máfia italiana e sua expansão no imaginário popular.
A designer fez sua própria releitura para os tempos modernos. Outros elementos pertinentes são os acessórios e vestido de couro, bem como o sapato de bico fino, a bolsa de grife e os olhos bem marcados.
Alexander McQueen Fall 2024 Ready-to-Wear
‘Being extra’ é imprescindível, e na Paris Fashion Week vimos no desfile de Alexander McQueen representações disso nas proporções.
A magnificência do casaco de pele, com sua minuciosa mão de obra, integra o seleto grupo da estética que prefere a distinção. O sobretudo estruturado destaca a silhueta e a altivez dos ombros, que se acentuam ainda mais pela exclusividade da alfaiataria, ecoando o caráter de mafiosa.
Michael Kors Collection Fall 2024 Ready-to-Wear
Outro padrão das Mob Wives é a sobreposição de informações, preferencialmente chamativas e envolventes.
Na Semana de Moda de Nova York, Michael Kors caprichou nesse pré-requisito, e conseguimos notar looks muito fiéis à estética, como por exemplo, as peles combinadas com rendas, mas é claro, com transparência para remover o aspecto doce e implantar o vigor da mulher de um gangster.
Fotos: Vogue