Imagens Alta-Costura: Filippo Fior, Isidore Montag e Daniele Oberrauch / Gorunway.com
Um dos eventos mais aguardados da moda começa nesta segunda-feira, 4 de julho. A Semana de Alta-Costura de Paris, que apresenta as coleções de Inverno 2022/2023, vai até sexta-feira (8) e conta com tradicionais grifes do circuito fashion.
Três delas se destacam no primeiro dia: Schiaparelli mais uma vez abriu a haute couture com criações de impacto, enquanto Dior trouxe toda elegância da mulher moderna e Giambattista Valli manteve a essência romântica e feminina. Portanto, confira a seguir todos os detalhes:
SCHIAPARELLI
Drama, surrealismo e cultura espanhola. Primeiramente, a grife italiana une as três características em um desfile realizado no átrio central do Museu de Artes Decorativas. Dessa forma, boleros bordados, referências a toureiros, corsets e silhuetas alongadas chamam a atenção.
Correntes são transformadas em tops e flores são adicionadas aos decotes dos vestidos. Por isso, com mood ousado, o diretor criativo Daniel Roseberry aposta em correr riscos. Outra inspiração para o estilista foi a coleção de 1987 de Christian Lacroix e o estilo da fundadora da marca, Elsa Schiaparelli.
DIOR
Com tons de bege e marrom em predominância, a Dior apresentou uma coleção com mangas bufantes, comprimentos midi e bordados de algodão e seda. Aliás, as tramas manuais, que levaram 2 meses para ficarem prontas, são o ponto alto. Mesmo nas peças mais pesadas, a fluidez predominou e a estampa xadrez foi a grande estrela das criações.
Assim, a inspiração da grife para o cenário do desfile é a artista ucraniana Olesia Trofymenko e sua principal obra, a árvore da vida. Nas paredes, bordados de folclore eslavo estavam expostos.
GIAMBATTISTA VALLI
Muita cor, volume e babados. Assim, nesta temporada de inverno, o efeito dopamina invade as criações da grife do estilista homônimo e traz um toque de otimismo e alegria às peças extremamente femininas. Além disso, organza, tule, meias-calças coloridas e até mesmo camisas que lembram roupões aparecem entre as silhuetas de Giambattista Valli.
Por fim, outro destaque foi a noiva do desfile, que apareceu em traje rosa claro, em vez do tradicional branco, que foi destinado para as roupas mais despojadas.