O queridinho do momento, o verde nunca deixou de existir no radar da moda. Seja em combinações sutis e estamparias tropicais, ou como um famoso aliado de produções monocromáticas. A cor primária é fácil de usar em diversos momentos e permite uma vasta gama de produções atemporais em todas as estações. Entretanto, em 2024 o Verde se tornou uma das maiores tendências de cor entre os amantes de estilo. Um statement piece do verão americano, o tom invadiu a cultura e industria da moda, se tornando um assunto frequente entre designers e criadores de conteúdo. Das passarelas aos looks do dia a dia, confira como encaixar a cor do momento nos seus looks.
BRAT SUMMER
Tudo começou com a cantora e DJ britânica, Charli XCX. Famosa por seus hits eletrônicos e modernos, a cantora já havia ganhando reconhecimento anteriormente. Contudo, foi com o lançamento de seu mais recente álbum, “BRAT”, que a britânica de Essex atingiu o ápice da cultura pop. Criando um rebuliço nas redes socias, a cantora trouxe como arte conceitual um plano de fundo verde com letras desfocadas. Então, remetendo a nostalgia das primeiras eras digitais e telas de computador de baixa qualidade do final dos anos 90 e 2000. Com isso, a internet se viu em euforia com conceito, e especialmente o tom de verde específico, “chartreuse green“, escolhido pela artista. Indo além de apenas uma arte promocional, o Brat Green se tornou um dos assuntos mais falados no Instagram e TikTok. Assim atingindo o público mainstream e popularizando a cor como a trend do momento.
O verde se tornou rapidamente um dos hot topics das redes sociais. A cor se tornou parte de uma aesthetic padrão para o verão estadunidense. Portanto, assumindo o lugar do Rosa, até então vago, após o declínio da estética Barbiecore. Com isso, a internet deu início ao intitulado “Brat Summer”, uma tendência que celebra a ousadia, quebra de paradigmas e o party-culture da cultura millennial.
UMA COR PARA TODAS AS TEMPORADAS
Entretanto, não é de agora que o verde tem estado no radar da moda. Apresentando com alta frequência nos desfiles de grandes grifes globais em suas coleções. Desde tons modestos e sóbrios de Fall/Winter 24 (que entra em vigor em setembro para o público americano). Até as recentes apresentações de vestidos e estampas vibrantes de Spring/Summer 25. Entre as criações, o verde da alta moda é mais discreto. Trazendo tons terrosos e mais elegantes, assim como tons pasteis suaves e despretensiosos, em formatos de alfaiataria e contrastes fluidos entre vestidos, boleros e saias.
Assim, notamos um olhar mais elevado para cor, com a indústria da moda apostando em uma versão menos vibrante e muito mais atemporal. Interpretando o verde como um aliado de produções High-Lo, com formas suaves e fluidas de saias plissados e babados. Também mixadas com looks acinturados e bem construídos de alfaiataria. Portanto, a trend contempla uma visão de longo prazo e olhar mais clássico, focando menos tendencias estilizadas e mais em praticidade e longevidade.
FRESCOR E CONFORTO NOS LOOKS DE VERÃO
Com uma apresentação versátil, vibrante e contrastante ao ambiente, o verde é tom perfeito para o verão. A cor traz uma sensação casual e refrescante aos looks, e também uma impressão natural e leve. Para adicionar o verde nas produções da próxima estação, a dica é sempre fluidez nos looks. Seja em vestidos com detalhes em renda, saias maxi ou bermudas estruturadas, aposte em silhuetas evasê e distintas que favoreçam movimento. Use e abuse das combinações de cor, colorblockings marcantes para uma produção mais divertida. Ou até mesmo com tons neutros para um visual mais discreto e elegante.