Jamais pensamos que ficaríamos atraídas por uma tendência que envolve cintura baixa, mas esse momento chegou, e pode ser que chegue para você também. Os vestidos com silhuetas drop-waist têm um charme romântico e elegante, e não têm nada de assustador.
Em formas e tamanhos variados, muitos desses vestidos dão vontade de usar o tempo todo pela praticidade e estilo notável. Segundo uma pesquisa do Lyst, um mecanismo de busca exclusivo para tendências e itens de moda, esse tipo específico de vestido marcou o verão europeu e internacional, além de ter um aumento de 82% de um trimestre para outro. Então, talvez seja hora de se render à cintura baixa de uma forma ou de outra…
Drop-Waist Dress: Entenda a Referência
Se você se preocupa com a volta da cintura baixa, associando-a à estética dos anos 2000, viemos te tranquilizar. Pense nos anos 20. Agora você visualizou com clareza do que estamos falando, não é mesmo?
Vale lembrar que a década de ouro foi marcada por uma moda que refletia as mudanças de comportamento na sociedade e agora está ganhando seu revival em modelos menos caricatos e mais modernos. Quando analisamos por essa referência, a trend drop-waist se torna muito mais palpável e sofisticada.
Outra teoria é que o vestido drop-waist começou a ganhar destaque devido ao ressurgimento do cottagecore, uma estética que idealiza a vida campestre e bucólica, na natureza. Valorizando uma rotina simples, com tarefas manuais de roupas leves e delicadas.
O Que é o Vestido Drop-Waist
Esta vestimenta é caracterizada pela costura deslocada, que se apresenta como uma linha na altura ou um pouco abaixo do quadril, fugindo das roupas acinturadas comuns. O modelo afeta diretamente a silhueta, conferindo um aspecto reto e alongado. A Princesa Diana era uma grande adepta do vestido drop-waist longo, fazendo aparições em designs cravejados com cristais e também em estampas descontraídas.
Não se Prenda às Estações
O vestido de cintura baixa não precisa de empecilhos; o momento de usá-lo é agora, independentemente de ser verão, outono ou inverno. A tendência está aí para ser explorada em diversas cores, padrões e modelagens — com alças, sem alças, de manga longa, saia balonê — para ocasiões casuais ou formais. Uma grande aposta de peça estilosa e confortável.
Coco Chanel e a Influência Significativa no Uso do Vestido Drop-Waist
A estilista francesa Gabrielle Chanel revolucionou os anos 20 com suas criações, incluindo os vestidos drop-waist, que se tornaram populares principalmente no “look flapper”. Neste período, a prioridade foi o desenvolvimento de um guarda-roupa feminino mais conveniente, porém contemporâneo, uma estratégia em favor do bem-estar, com proporções mais leves e naturais.
Arquivos da edição de março de 1916 da revista Harper’s Bazaar mostram a primeira ilustração de um design original da Chanel a ser publicada em um veículo de moda, e o modelo é um clássico vestido drop-waist.
Já na edição de abril de 1925 da mesma revista, o vestido de cintura baixa se materializa em musselina branca, bordado com prata, cristais e pérolas, e aparece em uma fotografia tirada pelo Barão Adolphe de Meyer.
Nada melhor do que usar peças que carregam um legado e fazem referência a décadas e estilistas icônicos, e com certeza o drop-waist dress supera esses requisitos e já está na nossa lista.
Fotos: Anwar Hussein, The Hearst Archives e Vogue