As primeiras luvas datam de mais de 20 mil anos, originadas no período Paleolítico, conforme pesquisas arqueológicas. Devido às baixas temperaturas na Terra, elas foram feitas a partir de peles de animais de caça, como o mamute, pela sua grossura, para proteger contra o frio e evitar rachaduras.
Luva: Simbolismos e Associações
Embora todos saibamos que as luvas têm uma função prática, ao longo dos séculos, elas adquiriram significados variados para diferentes culturas ao redor do mundo. Para os orientais, por exemplo, as luvas expressam respeito e reverência, enquanto, na Europa medieval, eram um sinal de status social.
Nos séculos XVIII e XIX, mulheres nobres usavam luvas como símbolo de etiqueta e boas maneiras, indicando sua posição na burguesia. Veja o registro do quadro ‘Maria Carolina da Áustria, Rainha de Nápoles’, pintado por Anton Rafael Mengs por volta de 1768, no qual a soberana exibe suas luvas.
A Luva Entra para o Legado de Hollywood
As luvas têm um quê de mistério, glamour e sofisticação, o que as tornou um complemento icônico para as estrelas de Hollywood. Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Grace Kelly ajudaram a elevar o status do acessório, reforçando sua característica deslumbrante e sedutora.
A Luva Sai das Telas e se Materializa na Moda Festa
Com o fascínio pelos looks de gala cinematográficos, as pessoas começaram a adotar as luvas como peça-chave para trajes longos. Ousadas, elas se tornaram protagonistas das produções com um visual atualizado, indo muito além do entendimento tradicional.
Para casamentos, aniversários de 15 anos e formaturas, recomendamos a chamada “luva ópera” (que passa da altura do cotovelo), obrigatória no visual das mulheres aristocratas do século XIX quando iam a concertos.
Escolha o Tamanho de Luva Ideal
A luva curta pode ser pequena em tamanho, mas não deixa de ser prática. Este modelo é muito procurado no inverno por sua funcionalidade no dia a dia. Mais fácil de colocar e tirar, cabe na bolsa e é o design mais prático, versátil e refinado. Ela apareceu na Coleção de Outono 2024 da Emporio Armani.
A luva de comprimento médio atrai mais olhares, transmitindo um sentimento de empoderamento e sendo a favorita entre muitas fashionistas, até mesmo para o ambiente de trabalho, oferecendo um visual ousado e autoconfiante. A grife Simorra investiu nessa tendência com uma estética toda em couro.
A luva longa funciona como um statement e se sobressai ao visual que você estiver usando; basicamente, ela dá uma nova vida ao seu look. Ela brinca com a sensualidade de não revelar parte da pele e dos braços, conectando-se com o passado luxuoso e hierárquico. O estilista Richard Quinn buscou referências dos anos 50 para remeter a essa ligação com a moda.
A luva é um acessório que, por sua atemporalidade, sempre ressurgirá ao longo do tempo. Então, por que não dar uma chance a um visual mais inusitado?
Fotos: Darrel Hunter, Kendam.com, Launchmetrics Spotlight e Vogue