Crédito das fotos: Getty Images
Nascido em Nova York, em 9 de abril de 1963, Marc Jacobs se notabilizou no mundo da moda por seu estilo eclético e inovador. O estilista cursou moda em uma das mais prestigiadas escolas de design dos Estados Unidos, a Parsons. Desde muito cedo seu talento foi reconhecido, recebendo diversas premiações ainda como estudante.
A seguir, você confere um pouco mais da trajetória de Marc Jacobs:
Estilo Inovador
Jacobs é reconhecido por sua abordagem inovadora e eclética. Seus designs mesclam elementos da cultura pop, arte contemporânea e moda urbana, contribuindo para a sua reputação como designer vanguardista.
Coleção “Grunge” foi sucesso de crítica
O grande salto na carreira de Marc Jacobs aconteceu em 1992, quando era diretor criativo da linha feminina da Perry Ellis. Na oportunidade, o estilista apresentou uma das coleções mais marcantes da moda moderna.
Intitulada de “Grunge”, o desfile exibiu produções que destoaram do DNA da elegância da marca, apresentando um estilo pesado, cabelos bagunçados e modelagens oversized. O fracasso comercial da coleção o levou a ser demitido.
Entretanto, nos anos seguintes se comprovou que o estilista na verdade estava à frente do seu tempo. A tendência do grunge ganharia as passarelas anos mais tarde e o polêmico desfile de Marc Jacobs passou a ser visto como um marco na história da moda.
Criação da marca Marc Jacobs
Em 1986, o estilista fundou sua própria marca homônima em parceria com Robert Duffy. A marca ganhou rapidamente reconhecimento internacional com diversas linhas de roupas, acessórios e fragrâncias.
Chegada à Louis Vuitton
No ano de 1997, Jacobs assume como diretor criativo da Louis Vuitton. Até então, a marca confeccionava apenas bolsas e malas. Foi de Jacobs a iniciativa e responsabilidade de revitalizar a marca e criar o ready-to-wear da grife. A colaboração de Jacobs com diversos artistas projetou a Louis Vuitton a um outro patamar da moda. Ele permaneceu à frente da marca até 2013.
Retorno a Nova York
Após deixar a Louis Vuitton, em 2013, Marc Jacobs se concentrou em sua marca homônima e voltou a residir em Nova York. Mais recentemente, em 2020, lançou a Heaven, uma etiqueta dedicada à Geração Z.
Por toda contribuição à cena fashion mundial, Marc Jacobs continua sendo uma figura influente na moda, evoluindo conforme as tendências e assinando produções com uma estética distinta.