Se você pensa em uma marca e consegue visualizar elementos e aspectos singulares que a definem, provavelmente é porque ela escolheu uma das estratégias mais eficazes para criar uma forte conexão com seus clientes. Estamos falando da escolha de arquétipo. Mas você sabe o quão importantes são estes padrões e quais são os principais?
Nesta matéria, iremos explicar como eles influenciam na comunicação com o público-alvo e daremos exemplos de marcas que investem na técnica.
O QUE SÃO OS ARQUÉTIPOS E COMO SE APLICAM ÀS MARCAS?
São modelos universais de comportamento, personalidade e emoção, que determinam a essência da marca e como ela interage com seu público. A escolha dos arquétipos faz a diferença na hora de se destacar dos adversários, pois cria uma identidade superior e coesa para seu empreendimento.
Cada arquétipo exerce um papel, sendo uma espécie de personagem que simboliza valores, impressões e atitudes representativas. Eles nasceram a partir dos estudos do psicólogo Carl Jung, que constatou a existência de 12 arquétipos globais encontrados em todas as culturas e sociedades humanas. Ao incorporar estas personificações, os profissionais alavancam o marketing e fortalecem a relação com os consumidores.
OS 12 ARQUÉTIPOS PRINCIPAIS
De modo geral existem 12 arquétipos e eles podem ser utilizados para empresas que trabalham, ou não, com moda. São eles:
- Herói – forte, corajoso, determinado, busca superar obstáculos;
- Amante – sensual, emocional, atraente, busca prazer e paixão;
- Sábio – inteligente, perspicaz, busca a verdade e a sabedoria;
- Inocente – puro, otimista, busca a felicidade e a simplicidade;
- Explorador – aventureiro, curioso, busca novas experiências e descobertas;
- Fora da lei – rebelde, independente, busca a liberdade e a justiça;
- Criador – criativo, inovador, busca a originalidade e a autenticidade;
- Governante – poderoso, líder, busca o controle e a ordem;
- Cuidador – compassivo, generoso, busca ajudar os outros e protegê-los;
- Bobo da corte – engraçado, irreverente, busca fazer as pessoas rirem e se divertirem;
- Homem Comum – simples, realista, busca a integridade e a honestidade;
- Mago – misterioso, sábio, busca a transformação e o poder da imaginação.
Cada arquétipo de marca tem suas características únicas e pode ser aplicado de diferentes maneiras. Na sequência especificaremos os fundamentais, usufruídos pelas grandes grifes.
OS ARQUÉTIPOS MAIS USADOS PELAS MARCAS DE MODA
1.0 HERÓI – O herói enfrenta desafios e supera obstáculos e as marcas que usam este arquétipo estão associadas a grandes conquistas. Portanto, o arquétipo do herói inspira coragem, força e determinação. A Nike e a Lacoste são um ótimo exemplo de empoderamento e confiança.
2.0 INOCENTE – As marcas que fazem uso deste arquétipo costumam ter uma conduta mais sentimental, se posicionando como amigáveis e buscando alicerce na confiança. Elas transmitem a constante sensação de bem-estar e passam uma imagem positiva e feliz, associadas a princípios como: pureza e simplicidade. Confira os anúncios da GAP e Farm.
3.0 EXPLORADOR – Este perfil é caracterizado pela procura por novas experiências, aventuras e descobertas. As marcas que apostam neste arquétipo são conhecidas pelo apelo inovador, independente e ousado. Estão sempre explorando novas possibilidades e comunicam vivências, bem como sensação de liberdade e autenticidade. É o caso da Adidas e Levi’s.
4.0 REBELDE – Possui aspecto desafiador em relação as regras e etiquetas sociais. Quem opta por este arquétipo transmite autonomia e irreverência, buscando sempre se estabelecer com caráter transgressor, como é o caso das marcas Diesel e Vivienne Westwood.
5.0 AMANTE – Romance, luxo e tudo que for relacionado ao amor faz parte da comunicação deste arquétipo que busca seduzir o comprador. As marcas investem na sofisticação e estão associadas ao prazer e ao desejo, atraindo um público que busca por um lifestyle de alto padrão. Damos como exemplo a grife Victoria’s Secret e Dior.
6.0 CUIDADOR – Dotado por um grande senso de empatia e dedicação para cuidar daqueles que precisam de ajuda. As marcas cuidadoras costumam oferecer serviços de suporte e assistência se conectando com os clientes de forma altruísta. Podemos citar Osklen e Havaianas.
Agora que você conhece alguns deles, já sabe identificar qual seu arquétipo?
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