Fotos: Vogue e Launchmetrics Spotlight
Setembro é um mês muito importante para a indústria da moda. As principais marcas ao redor do mundo apresentam suas coleções para a Primavera/Verão 24. No Japão, por exemplo, a Rakuten Tokyo Fashion Week, começou já no dia 28 de agosto e encerrou no dia 2 de setembro. Já os desfiles de moda sul-coreanos, iniciaram no dia 5 e vão até o dia 9, coincidindo com a New York Fashion Week , que será realizada de 8 a 13 de setembro. Na sequência, teremos a Madrid Fashion Week e os eventos mais esperados como: Milano e Paris Fashion Week, encerrando a semana de moda no dia 3 de outubro.
De acordo com a Organização da Semana de Moda do Japão (JFWO), 50 marcas participaram desta temporada, que reuniu uma mistura de desfiles (nos pavilhões do complexo Shibuya Hikarie, em Tóquio), bem como apresentações online e instalações artísticas.
As fashion weeks são sempre carregadas de tendências, tanto das marcas, quanto do público. Para você ficar por dentro, fizemos um resumo do que foi destaque nos desfiles e no street style em Tokyo.
KANAKO SAKAI-TOKYO SPRING 24
A marca está há 2 anos no mercado e, após ganhar o Next Brand Award 2024, decidiu apresentar sua coleção nesta edição da Tokyo Fashion Week. Sakai mostra talento para a inovação têxtil, o qual adquire estudando e viajando pelo Japão. Algumas peças da coleção de Primavera 24 apresentaram texturas cintilantes, mais especificamente tecidas a partir de conchas esmagadas em uma técnica denominada raden-ori.
A estilista afirma que a inspiração vêm de sua infância e na observação de gerações anteriores, que usavam essa matéria-prima para fazer têxteis, pois queriam tirar o encanto do mar e reproduzi-lo em um tecido. Kanako Sakai tem uma identidade muito bem definida e vanguardista, apostando nos padrões hexagonais em lantejoulas prateadas, vestidos mais soltos com brilho azul intenso, ouro prateado e rendas rosas que se misturam à alfaiataria. Também é conhecida por produzir vestimentas para o público feminino, mas, desta vez, seu posicionamento foi apenas “humano”.
Na passarela, metade de seus modelos eram masculinos, o que faz referência aos amigos da designer que também costumam comprar suas roupas. Firmando ainda mais seu posicionamento e demonstrando um olhar empático para o futuro ela afirma: “Em vez da imagem de uma mulher, há uma imagem humana”. Ela ainda escolheu a palavra “bem-vindo” como tema, representando o cenário promissor como uma forma de todos conhecerem o espírito e atitude da marca.
IRENISA-TOKYO SPRING 24
Yu Kobayashi e Yuji Abe apresentaram digitalmente uma coleção com o tema sex appeal em evidência. As roupas externas como blazers, foram exibidos sem mangas para revelar a pele, ou desabotoados. Algumas golas foram vistas em tamanhos maxi, exageradas, revelando criações únicas, bem como as camisas sociais e smokings, que demonstram a maestria da marca nas modelagens.
As peças apresentam rigor em técnicas, como é o caso do tweed de algodão com textura vertical e horizontal, obtido a partir da tecelagem de oito tipos diferentes de linha em um único tecido, que, logo após, é tingido por um artesão em um processo raro.
O ponto forte da Irenisa é a capacidade de produzir os próprios tecidos e desenhar estampas originais a partir da excelência nos shapes das vestimentas. Os designers destacam: “Nosso ponto de partida não é matemático; é mais como escultura. Vemos as roupas em 3D, então elas são lindas de lado e de frente, e não importa quem as use, elas se encaixam lindamente.”
O STREET STYLE DA TOKYO FASHION WEEK
Nas ruas do Japão o estilo que impera é o “Harajuku”, que recebe este nome por causa de uma área na região metropolitana de Tokyo, conhecida pela sua excêntrica cultura. Ao lado de fora das passarelas, estilos que misturam materiais têxteis, tons terrosos, acessórios como bolsas, boinas, chapéus, muitas estampas e, principalmente, looks com tênis. O metalizado, os babados e as mangas bufantes também fizeram sua aparição marcante, nada em shapes muito justos. A modelagem mais solta foi o foco. Confira:
Gostou de saber mais sobre a Tokyo Fashion Week? Então continue nos acompanhando, pois nas próximas semanas acontecerão mais eventos de moda e vamos continuar trazendo informações sobre as principais tendências das passarelas internacionais.
Fonte: www.vogue.com/fashion-shows/tokyo-spring-2024