Imagem: NowFashion/Gio Staiano
Há cerca de três semanas, a grife de luxo Bottega Veneta, destaque no mundo da moda, se retirou, sem aviso, das redes sociais. Mas, o misterioso desaparecimento ainda intriga muitos fashionistas. Afinal, por que a marca italiana decidiu desativar seu perfil no Instagram que contava com mais de indo na contramão em que mundo extremamente conectado?
DANIEL LEE
O estilista Daniel Lee, 34 anos, Diretor Criativo da Bottega Veneta desde 2018 e reconhecido como um talento que traz “ar fresco” à indústria da moda, propôs mudanças contemporâneas para a grife, mas manteve o DNA de luxo e o trabalho com couro.
Em uma entrevista para a Cultured Magazine, Daniel também disse que não gosta das apresentações digitais que estão sendo feitas durante a pandemia do coronavírus.
Elas pareciam vazias e exigiam muito esforço em tempos tão turbulentos emocionalmente, mas no final os conceitos careciam de profundidade.
— Daniel Lee para Cultured Magazine
Inclusive, para a mesma publicação, o designer confirma que não tem conta pessoal no Instagram e pontua sua visão sobre a plataforma:
Eu vejo o Instagram e as redes sociais às vezes, mas acho que pode ser muito perigoso e prejudicial ao processo criativo. Todo mundo vendo a mesma coisa não é saudável ou produtivo. Não cria individualidade.
— Daniel Lee para Cultured Magazine
POPULARIDADE EM ALTA
Por fim, a Bottega Venetta vem sendo um sucesso de vendas desde 2019, quando as vendas aumentaram 9,8%. A maior parte da porcentagem vem das lojas próprias da grife. E parece que a estética chique, minimalista e moderna conquistou o público também. No mesmo ano, a Bottega entrou no top 20 de marcas mais populares, de acordo com o índice do Lyst.
CONCEITO DE LUXO
Para entender melhor a decisão da grife italiana, é importante lembrar o conceito de luxo que rege suas ideias. É algo para poucos, quase inacessível. Por isso, exclusivo. Mas, não se sabe qual será a estratégia da Bottega Veneta a longo prazo.
Em entrevista ao New York Times, em 2019, Milton Pedraza, o presidente-executivo do Luxury Institute, diz que a tendência exclusiva do momento é o contato humano. Então, “o que estamos vendo agora é o luxo do engajamento humano”, declara.
Fontes utilizadas para a elaboração desta matéria: Forbes, Cultured Magazine, Exame, Fashion Network, Town&Country, Grazia Middle East, FFW, New York Times, Vogue Magazine e Vogue UK.