Imagens: Reprodução/Valentino
Graça e luz no surreal. A Valentino apresentou, nesta tarde, a tão esperada coleção de alta-costura da temporada 2021 com parceria entre o Diretor Criativo Pierpaolo Piccioli e o artista Nick Knight para a criação de uma performance postada nas plataformas digitais da grife nomeada The Performance: of Grace and Light, a dialogue between Pierpaolo Piccioli and Nick Knight. Além disso, o vídeo foi editado via Zoom e exibido no estúdio Rome at Cinecittà em tempo real. Enquanto as músicas ainda não-lançadas da artista britânica FKA Twigs deram o tom que trouxe toda a vibe mística da coleção.
“A ideia era mostrar igual beleza na fantasia digital e no desempenho da vida real. Na minha opinião, nossa maior conquista é nossa capacidade de usar nossa imaginação para criar visões que são fantasia.”
— Nick Knight via Instagram
COLEÇÃO SONHADORA
Focada no humanismo como fonte do renascimento, baseado em “momentos de redefinição ou reinício” que “colocam invariavelmente os valores humanos no centro”, de acordo com o site da Valentino. Portanto, a nova coleção é um reflexo da atual situação da humanidade como uma dessas passagens históricas. Piccioli centra a moda como uma atividade essencialmente humana, que dá “forma à matéria através das mãos, moldando criações que o corpo habita”.
“Eu não queria sentir as limitações. A alta costura é feita para emoções, sonhos. ”
— Pierpaolo Piccioli via entrevista coletiva para a imprensa no Zoom
Para chegar a esse conceito, a marca apresenta 16 silhuetas que se concentram no humano e perseguem um diálogo com as tecnologias digitais para criar um novo tipo de sonho fashion da grife, através da luz. Por fim, com um resultado híbrido entre o digital e o real, a Valentino traz peças com volumes acentuados em plumas, babados e tule, de comprimentos surreais, extra longas e majoritariamente em branco, mas alguns tons metálicos prateados e dourados podem ser vistos em poucos looks. Veja a seguir: