Em meio a picos de contaminação pelo coronavírus e decretos de congelamento de atividades, a comunidade fashion viu o martelo bater o fim da temporada das semanas de moda através da declaração da Fédération de la Haute Couture et de la Mode anunciando o cancelamento do cronograma de desfiles da Semana de Alta-Costura de Paris, programada para os dias 5, 6 e 7 de Julho. A decisão foi tomada pela organização do evento, a fim de obedecer às normas governamentais de prevenção. Também garantir a segurança dos estilistas, modelos, colaboradores e convidados. Apesar de necessária, a decisão foi recebida com grande tristeza pelos amantes de moda, já que o evento é um ritual que precede as grandes tendências dos tapetes vermelhos e dos editorais de moda.
NOVO FORMATO DOS SHOWS
Entretanto, no último dia 28 de Maio, a Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda fez novo anúncio, mas desta vez informando que o evento iria acontecer em formato 100% digital. O projeto, que ocorre entre os dias 6 e 8 de julho, apresentará as novas coleções das maisons e de seus estilistas. No entanto, em vez dos tradicionais desfiles abertos ao público, as marcas apresentarão seus shows por meio de filmes e/ou vídeos criativos, assim como a plataforma também promoverá um conteúdo complementar durante os desfiles. Além disso, outro componente chave para o evento será o “Paris Fashion Week Showroom”, segmento que incentiva grifes emergentes e em ascensão, que também acontecerá em ambiente virtual.
Grandes maisons francesas participam do cronograma desse novo formato, como Dior, Margiela e Chanel, e internacionais, como as italianas Giambattista Valli , Valentino e Schiaparelli, além da marca chinesa de Guo Pei e da árabe de Elie Sabb. Confira a seguir o calendário oficial do evento.