Imagens: Reprodução/Pinterest
A série The Crown, produzida pela Netflix, é baseada na família real britânica, especialmente centralizada na Rainha Elizabeth II (Claire Foy e Olivia Colman) e conta a história do seu reinado, o mais antigo do país, através das décadas. Ainda jovem, Elizabeth sobe ao trono aos 25 anos. Com isso, ela tem que conciliar a vida pessoal e o dever de monarca. Sem deixar, é claro, de se vestir com glamour. E isso quer dizer muitas roupas diferentes! Inclusive, o figurino impressiona pela veracidade.
Conhecida por vestir peças duráveis, atemporais e coloridas, a soberana do Reino Unido sempre prioriza a qualidade. Um ótimo exemplo em tempos de moda acelerada e descartável. Na série, é possível ver a evolução coerente de estilo da rainha durante o passar do tempo. De acordo com a premiada figurinista Michele Clapton, as roupas das primeiras temporadas foram baseadas em revistas da Vogue entre 1940 e 1950. Ela é a profissional que comanda o departamento na produção de streaming.
Michele estudou diversas fotos e vídeos antigos da família real e inspirou-se em grandes nomes, como Christian Dior, Hardy Aimes, da moda masculina, e Norman Hartnell, que criou o vestido de casamento da rainha com o Príncipe Philip em 1947. A reprodução da peça icônica levou cerca de 6 semanas para ficar pronta e custou R$ 120 mil, mobilizando costureiras durante 10 horas diariamente
“Para essa jovem mulher vestir tudo isso e ainda ter a compostura para entrar na abadia cheia de chefes de estado, há de ter muita presença de espírito. Quem mais poderia ter feito isso e por tanto tempo sem nunca responder ou reclamar?”
– Claire Foy para a Elle americana.
COMO MONARCA
Quando Elizabeth está cumprindo seu dever com a coroa, ela dá prioridade a terninhos com saia para o dia a dia e vestidos glamourosos para eventos oficiais à noite. O visual é mais sério e frio, em um mundo onde poucas mulheres assumiam cargos de liderança, a rainha adota uma postura mais sóbria. Mas os tons coloridos e mais femininos, no final, acabam por dar mais destaque e feminilidade para os looks.
NA VIDA PESSOAL
Entretanto, nos momentos íntimos que The Crown retrata, vemos uma Elizabeth mais informal. Além disso, ela usa lenços coloridos, como os icônicos da Burberry, na cabeça e galochas nos pés. Enquanto isso, capas de chuva eram constantes em seus looks por causa do clima britânico.
MARGARET, A IRMÃ MAIS NOVA
Considerada a nobre mais bonita da época durante sua juventude, a Princesa Margaret (Vanessa Kikry e Helena Bonham Carter) irmã mais nova da rainha, é considerada mais fashionista. Ela opta por vestidos leves e coloridos, principalmente em tons claros. Sua atitude é temperamental e vibrante, muito diferente do comportamento da mais velha, que carrega responsabilidades maiores. O figurino é crucial para diferenciar as personalidades das duas, que eram muito próximas, tanto na série quanto na vida real.