Um sapato icônico cheio de possibilidades e que pode ser encaixado em qualquer estilo: o scarpin. Encontrado em produções que vão de ousadas a clássicas, o modelo é um dos favoritos entre as mulheres. É um grande representante da elegância e do fashion.
ORIGEM
A popularização do sapato veio com a grife Dior, em 1947, através do estilista Roger Vivier, que ajudou a introduzir um visual denominado como New Look, após a Segunda Guerra Mundial. Então, esse tipo de estilo trouxe uma mulher elegante e sofisticada. Com significado um tanto óbvio, a origem do nome vem da palavra é da italiana scarpino, o diminutivo de scarpa. Mais de 70 anos depois, o calçado continua sendo uma das principais trends no universo da moda.
CARACTERÍSTICAS
Um scarpin tem entre 4cm e 10cm de salto, e é considerado um stiletto. Além disso, o bico varia entre fino, quadrado e redondo, mas tem que ser fechado. Ou seja, sem dedos aparecendo.
VEJA COMO USAR
Mas apesar de toda sua história, o scarpin só começou a aparecer em estilos e looks diferentes a partir dos anos 60, com a moda punk, que incorporou o sapato de uma forma mais casual e ousada. Desde então, ele é usado em todos os tipos de produções como:
COM VESTIDO
Um dos jeitos mais tradicionais de se usar scarpin é combinando os modelos com vestidos. Eles podem variar entre informais e mais casuais até as peças mais sofisticadas e para ocasiões especiais.
COM JEANS
Combinação fashionista e moderna, esse tipo de sapato fica ótimo com calça jeans! É um toque chique ao visual mais despojado que faz toda a diferença.
COM SAIA
Outra composição mais clássica, mas não menos maravilhosa, é unir o scarpin às saias, que podem ter diversos tamanhos: midi e longas ficam ótimas com esse modelo.
COM ALFAIATARIA
Por fim, você pode optar por um look mais formal e clássico, formado por peças em tecidos de alfaiataria e sapato scarpin. Porém, ele não precisa deixar o estilo de lado. Tudo depende de como você vai compor o visual!