Fotos: Divulgação/Stella McCartney, Lonny
Não é de agora que conversas sobre o impacto negativo no planeta e sustentabilidade na moda estão em alta. Apesar de ser uma assunto complexo e dissidente, ambos os lados, tanto quem faz quanto quem compra, estão cada vez mais assíduos na conversa. Entre as marcas mais conhecidas no tema, está a da designer e diretora criativa britânica Stella McCartney, que marcou a indústria da moda com uma nova forma de produção e design consciente.
UMA FILOSOFIA COM A NATUREZA
Uma das maiores estilistas de sua geração, Stella é a maior porta-voz das causas sustentáveis na moda. Filha do ex-Beatle, Paul McCartney e da fotógrafa Linda McCartney, a estilista desde de pequena teve contato com assuntos referentes ao tema. A britânica foi criada em uma casa no campo na Escócia, onde sua família plantava o próprio alimento e conversas sobre meio-ambiente e direitos animais eram acompanhamento no jantar. Assim, Stella sempre tentou ser muito consciente em seu estilo de vestir e produzir roupas e acessórios, nunca tendo usado peles, couros ou penas em suas produções, e sempre procurando o menor impacto negativo em suas coleções.
A estilista também se inspira muito na natureza e no estilo de vida modesto em suas coleções, que sempre trazem um ode a um estilo farm, e western mais minimalista, colorido e feminino. Em uma entrevista recente ao e-commerce de luxo, Net-a-Porter, a designer britânica resumiu seu oficio de modo que mostrasse claramente suas crenças.
“É fascinante porque eu cresci numa fazenda orgânica e agora o que eu faço para viver é realmente agricultura. Acho que isso é algo que as pessoas não percebem — que no design de Moda, na verdade, estamos apenas cultivando a terra, mas em vez de fazer um hambúrguer vegano estamos fazendo um casaco. Essa conexão é algo que eu acho realmente inspirador e desafiador.” diz McCartney.
UMA MARCA CONSCIENTE
Assim como muitos estilistas, Stella começou cedo a formar seu nome na industria da moda. Graduada no curso de Fashion Design da Central Saint Martins de London, em 1995, seu desfile de estreia contou com grandes nomes da industria,. Amigas intimidas como Kate Moss, Naomi Campbell e Yasmin Le Bon, apresentaram a primeira de coleção da estilista. Algo que mais tarde mostrou certo arrependimento devido ao recebimento da mídia sobre. Desde já, a estilista estreante chamou a atenção por seu estilo de alfaiataria moderno e a feminilidade sexy.
A jovem Stella McCartney com a modelo e amiga Naomi Campbell em seu desfile de formatura.
Após apenas duas coleções, a estilista já havia sido chamada para trabalhar como diretora criativa da gigante parisiense, Chloé. Ela atuou com a grife até 2001, na época em que começou a desenvolver sua própria marca. Desde então, a Stella trabalhou em parcerias com grandes nomes da industria sobre sua própria label. Em 2005 assinou uma coleção com a marca esportiva Adidas, uma das maiores do mundo, para produzir uma coleção que a tornaria reconhecida no meio.
UMA INOVAÇÃO A INDUSTRIA
Durante o percurso da marca, a estilista e diretora criativa se tornou uma traillblazer para a cultura sustentável na moda. Provando sempre que se pode se manter consciente sem sacrificar o design. Exemplo disso é sua recusa declarada ao uso de material animal qualquer tipo, que levantou diversas conversas sobre o papel na moda atual. Tal pensamento chocou a industria, já que contrariava o pensamento de diversas marcas tradicionais e renomadas na época. Mas que em seguida acabaram aderindo ao movimento. Stella também evolui muito em suas criações, e hoje, ao menos metade de suas coleções é feitas com matérias sustentáveis, como algodão orgânico, lãs e polyester reciclados.
Boutique de Stella McCartney em Los Angeles
NOVA COLEÇÃO DE JEANS ECO-FRIENDLY
No começo do ano de 2020, a grife divulgou em sua coleção pre-fall uma collab com a marca italiana Candiani Denim, que traz uma nova inovação na industria de moda ao lançarem juntas a primeira linha de peças com denim em elestano biodegradáveis do mundo, ao utilizar fios totalmente a base de plantas. Consistindo em dez peças de denim de dois estilos diferente, a linha completa será revelada com o resto da coleção Outono/Inverno 2020, na Paris Fashion Week.
COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2020