Imagens: Reprodução/Pinterest
Lançado pela estilista Coco Chanell e eternizado pela atriz Audrey Hepburn, no filme “Bonequinha de Luxo”, o vestido preto é um clássico de sucesso. O “pretinho básico”, como é popularmente chamado, é elegante, versátil e serve para qualquer ocasião. Do clássico ao descolado, ele é sempre uma escolha perfeita. Por isso, é a peça must-have no guarda-roupa feminino seja qual for o estilo.
Sua origem data da década de 1920, quando Chanel revolucionou o vestuário feminino de uma vez por todas, saindo da famosa Belle Époque. Além disso, uma das características originais mais marcantes do famoso vestido preto inclui os cortes retos. Elegante e ao mesmo tempo “despretensioso”, ele deu início à modernidade de forma confiante. Em qualquer modelagem ou comprimento, continua até hoje sendo uma das opções mais escolhidas pelas mulheres.
LOREN ANOS 50
Uma das maiores musas de Hollywood, a italiana Sophia Loren, ícone de beleza da Era de Ouro do cinema americano, fez sucesso em diversos filmes clássicos, até mesmo em sua terra natal, a Itália. Em 1958, a atriz usou um vestido preto com saia volumosa e silhueta ultra feminina. Portanto, o modelo bem acinturado e no comprimento midi confere um ar de elegância e glamour ao look, além de ser característico da época.
COCKTAIL DRESS
Audrey Hepburn, na década de 1960, imortalizou o inovador cocktail dress no filme Bonequinha de Luxo com seu vestido preto ajustado ao corpo, assinado pelo estilista Hubert de Givenchy. Enquanto a peça minimalista foi combinada com poderosas joias feitas em ouro, pérolas e diamantes da famosa Tiffany & Co. A partir daí, o “pretinho básico” foi popularizado, ganhando novas versões ao longo das décadas.
REVENGE DRESS
Na semana em as traições do Príncipe Charles ficaram conhecidas pelo público, em 1994, e antes do divórcio oficial, em 1996, Lady Di compareceu deslumbrante em uma festa organizada pela revista Vanity Fair, usando um vestido de corte justo e curto, com ombros à mostra, criado pela estilista grega Christina Stambolian.
A peça, considerada ousada e sensual para uma princesa, recebeu o nome de revenge dress, por ter sido usada um dia após a imprensa publicar a confissão de Charles admitindo que traía Diana. Entretanto, diferentemente do que todos imaginavam, a princesa não se deixou abalar, com isso, seu look “total black” roubou a cena e entrou para a história dos vestidos pretos.
MINIMALISMO ELEGANTE
Chique e elegante, mas simples, o vestido usado por Carolyn Bassette-Kennedy traduz o estilo minimalista que tomou conta da década de 90. O modelo foi usado no evento do Municipal Art Society Gala, em 1998, quando Carolyn acompanhava o marido John F. Kennedy Junior. O vestido longo, ombro a ombro usado com luvas e salto de bico fino é considerado um de seus melhores e mais inspiradores looks.
DIABO VESTE PRADA
O filme Diabo Veste Prada (2006) marcou uma geração nos anos 2000, quando apresentou o mundo da moda para o espectador geral. Os diversos looks de grifes famosas foram realmente dignos de um filme fashion. Entretanto, um dos vestidos que mais cativou o público foi o usado pela personagem Andy, interpretada pela atriz Anne Hathaway. O modelo escolhido por Patricia Field teve o objetivo de mostrar a evolução da confiança e do poder da personagem ao longo da trama.
FENDA NO OSCAR
Angelina Jolie atraiu todos os holofotes no Oscar de 2012 com um vestido preto da Versace, marca queridinha da atriz para os apetes vermelhos. A chamativa e provocante fenda da peça foi um dos assuntos mais comentados na internet, especialmente no Twitter, onde a hashtag angelinajolieying tornou-se viral. O look de Jolie foi extremamente elogiado e configura na lista dos melhores de todos os tempos da premiação.
NASCE UMA ESTRELA
Por fim, mas não menos importante a grande cantora e atriz Lady Gaga, considerada a mais bem vestida do Oscar, em 2019, com seu vestido preto deslumbrante, no estilo sereia, da grife Alexander McQueen combinado com as joias da Tiffany & Co. Concorrendo a duas categorias, “Canção Original” e “Melhor Atriz” pelo sucesso “Nasce uma Estrela”, ela foi a última a aparecer no tapete vermelho. Sua produção foi abertamente inspirada em Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo.