A 77ª edição do Festival de Cannes está batendo à porta, o que significa que de 14 a 25 de maio de 2024, muitas celebridades estarão desfilando looks luxuosos pelo tapete vermelho do evento cinematográfico que ocorre na cidade da Riviera Francesa, uma das áreas mais sofisticadas e ricas do mundo.
Que tal se preparar para a noite de abertura dos grandes filmes relembrando os longos memoráveis das edições passadas? Confira agora os melhores momentos fashion:
Festival de Cannes 2023
Não poderíamos começar de forma diferente: o ano de 2023 foi marcado pela cor que causa impacto e paixão à primeira vista, o vermelho. O tom vibrante foi a escolha da atriz e cantora Sofia Carson, que vestiu um Elie Saab FW21 Couture. Já a estrela chinesa Fan Bing Bing optou por um vestido charmoso de Tamara Ralph Couture, ornado com plumas e laço de veludo preto contrastante.
Para o 76º Festival de Cannes, a modelo Irina Shayk esbanjou sensualidade ao usar alta costura com um decote profundo e camadas de tule, assinado por Giorgio Armani da linha Armani Privé outono 22, enquanto Leomie Anderson apareceu vestindo Tony Ward Haute Couture Primavera/Verão 2023.
Festival de Cannes 2022
Elle Fanning exibiu um delicado vestido de baile personalizado da Armani Privé, composto por tule rosa e cristais, que também apresentava um corpete sem alças e decote em forma de coração. Alicia Vikander ousou com um deslumbrante vestido metalizado da Louis Vuitton, feito sob medida.
Sharon Stone prestigiou o Festival de Cannes de vestido Dolce & Gabbana com uma capa removível que, ao ser retirada, revelava uma linda silhueta. Alessandra Ambrosio usou um Elie Saab Couture coberto com apliques florais para a Celebração “Of Women In Cinema Gala”.
Festival de Cannes 2021
A modelo Tina Kunakey compareceu ao festival em Valentino Alta Costura Primavera 2020, formado por dois tons de um belo roxo. A parte de cima, mais clara, era composta por uma jaqueta com capuz e um grande laço vermelho que marcava a cintura, enquanto a parte de baixo era uma saia longa. A atriz alemã Diane Krüger vestiu Armani Privé em uma estética de bailarina com tule preto. O top halter do vestido era decorado com joias e a cintura tinha uma faixa de veludo, e a saia também estava repleta de cristais.
Katheryn Winnick optou por um modelo de vestido longo e reto, branco, com recortes, de Stella McCartney, que ganhou opulência com uma capa preta unida ao top. A modelo brasileira Luma Grothe brilhou com um macacão da coleção Couture Primavera 2020 de Zuhair Murad. A peça bordada com lantejoulas douradas ainda levava pedrarias que acentuaram ainda mais o visual.
Festival de Cannes 2019
Dakota Fanning priorizou a elegância clássica ao escolher um vestido tomara que caia de seda da Armani Privé. O ponto de cor ficou por conta do laço amarelo, que deu um toque de jovialidade ao look. Julianne Moore elegeu a fluidez para o momento em um vestido perfeito Dior Alta Costura. O arquétipo bustier verde escuro é reflexo do savoir-faire da casa, feito em chiffon de seda por Maria Grazia Chiuri.
Vermelho é sempre a cor mais quente, e Bella Hadid teve todas as câmeras voltadas para si no festival de cinema com seu vestido assimétrico da marca Roberto Cavalli Archive, com recortes laterais e uma fenda. Kendall Jenner usou no Gala amfAR Cannes de 2019 o que é, sem dúvida, uma das melhores parcerias já feitas na moda. A criação de tule em camadas na cor rosa chiclete de Giambattista Valli x H&M foi inesquecível e permanece até hoje em nossas mentes como referência.
Festival de Cannes 2018
Cate Blanchett é conhecida por ter um estilo de red carpet impecável, e não foi diferente no Festival de Cannes. A artista usou um vestido balonê de Mary Katrantzou com estampa colorida de flores. Aishwarya Rai Bachchan encantou a todos com um vestido de Alta Costura, com os ombros à mostra, muito brilho e uma longa cauda deslumbrante do designer Rami Kadi.
Se houve algum festival de Cannes em que Deepika Padukone pisou no tapete vermelho em frente aos flashes e não estava estonteante, desconhecemos. Em 2018, seu vestido pink da Ashi Studio arrancou suspiros pelo tamanho dos babados. Natasha Poly deslumbrou em um Versace poderoso, com corpete ajustado e aplicações de pedrarias, enquanto as mangas e a saia foram produzidas em tecido leve na cor lavanda.
Festival de Cannes 2017
Se há algo que está sempre em alta é a atemporalidade, como nos mostram Uma Thurman e Sara Sampaio, que apostaram nos designs de Atelier Versace e Zuhair Murad Couture, respectivamente. Thurman resgatou o estilo da antiga Hollywood em um vestido rosa vintage com decote e fenda, enquanto Sara optou pelo tradicional longo princesa.
O vestido de Adriana Lima para a 70ª edição de Cannes foi originalmente projetado para noivas e leva o nome do estilista Naeem Khan. Elsa Hosk trouxe a Disney para o festival, a modelo foi a personificação da Cinderela em um custom made by Alberta Ferretti.
Festival de Cannes 2016
A hiperfeminilidade ressoou nos vestidos de Araya Hargate, que usou Ralph & Russo, e de Kirsten Dunst, em Gucci. Ambos os vestidos na cor rosé trouxeram elementos como babados e aplicações florais com lantejoulas refinadas.
Julia Roberts chegou ao Palais des Festivals no Festival de Cinema de Cannes em um traje de gala Armani Privé, ao passo que Naomi Watts também vestiu Armani, optando por um viés mais suave na cor lilás.
Festival de Cannes 2015
Na época, Lupita Nyong’o usou um vestido Gucci (ainda sob a era de Alessandro Michele), uma referência customizada de chiffon plissado verde jade exclusivo, com detalhes em cristais bordados à mão e flores de seda rosa. Natalie Portman foi exemplo de sofisticação em um look vermelho Dior Haute Couture.
Emma Stone escolheu um vestido com renda branca de Christian Dior Couture, com decote aberto nas costas, enquanto Doutzen Kroes se destacou ao chamar a atenção com seu vestido Versace, com fenda alta, pernas à mostra e recortes.
Gostou da nossa seleção? Então continue acompanhando as matérias para descobrir os próximos looks que aparecerão no Festival de Cannes deste ano.
Fotos: Andreas Rentz, Dominique Charriau, George Pimentel, Lionel Hahn, Reprodução/Vogue