Crédito das fotos: Anita Blogue/Pinterest/Parade
A moda da década de 30 refletiu as dificuldades nos cenários econômico e social experimentadas pela sociedade nesse período nebuloso da história. O crack da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, foi o estopim para mergulhar o mundo em uma profunda e grave crise. Foi um período espremido entre o furor e a modernidade da década anterior com a angústia da guerra que chegaria em 1939.
Por isso, do ponto de vista da moda, os anos 30 não revelaram grandes ousadias na forma de se vestir, característica esta muito comum aos períodos de crise. Se nos anos 20 o visual feminino mudou radicalmente, na década de 30 vemos um retorno à elegância refinada, mais sóbria, com ares glamourosos.
Saias mais longas, cabelos mais compridos, penteados em forma de ondas, vestidos mais retos. Uma grande diferença em relação aos “loucos anos 20”. Além disso, a escassez das indústrias fez com que tecidos mais baratos e menos nobres fossem empregados na confecção, como o algodão e a casimira.
Mas para além disso, a década de 30 também marcou história com algumas inovações na cena fashion. Vamos relembrar?
DECOTES PROFUNDOS NAS COSTAS
Essa foi uma das ousadias mais marcantes do vestuário feminino na década de 30. Se a produção das mulheres ganhou uma pegada mais refinada e comportada, os vestidos de noite ganharam decotes profundos nas costas. Aliás, muitos eram confeccionados exatamente para serem vistos de trás.
De fato, as costas femininas passaram a ser o novo ponto de atenção. Pesquisadores de moda revelam que essa tendência esteve muito atrelada à evolução dos trajes de banho, que serviram como inspiração para decotes mais ousados.
USO DE ACESSÓRIOS
Independente da ocasião e estação do ano, ou seja, tanto no inverno quanto no verão, uma das grandes sensações dos anos 30 foi o uso frequente de alguns acessórios para complementar a produção. O destaque fica por conta das capas, boleros e luvas, usados com frequência pelas mulheres da época.
MODA ESPORTIVA EM DESTAQUE
A moda dos anos 30 buscou no esporte, na vida ao ar livre e nos banhos de sol o bálsamo para amenizar os dias sombrios que a crise trouxe. E esse movimento se refletiu diretamente no vestuário cotidiano, é claro.
Os shorts surgiram a partir da popularização da bicicleta, e os maiôs e suéteres também ganharam força. Os óculos escuros ganharam importância e eram muito usados pelos astros do cinema.
CRIAÇÃO DO SHAPE A
Essa é a modelagem usada nas saias godê e evasê, outras duas inovações da década de 30 que fizeram muito sucesso. O Shape A se caracteriza pelas modelagens que começam estreitas na parte de cima e descem abrindo levemente, remetendo à letra A.
Esse tipo de vestimenta favorecia a marcação da cintura, e por não marcar quadril e coxas, favorecia um shape mais elegante e discreto.
O CINEMA COMO ROTEIRO DA MODA
Portanto, se a crise da Bolsa de NY trouxe angústia, o cinema serviu como uma forma de acalmar as tensões no decorrer dos anos 30. Os figurinos femininos das atrizes de Hollywood foram imediatamente incorporados ao modo de se vestir da época. Uma forma de fugir à realidade e mergulhar na magia e glamour do cinema.
Atrizes como Greta Garbo, Marlene Dietrich e Katharine Hepburn foram algumas atrizes de sucesso que inspiraram mulheres da época com seus looks refinados e glamourosos.
MODA MASCULINA
No universo masculino, a moda parece ter flertado com um toque mais informal do que se tinha até então. Os ombros dos paletós ficaram mais largos e quadrados, as calças retas e mais largas. Os tecidos ganharam cores escuras.
Aqui, o cinema também exerceu influência. Por isso, se antes os homens tinham por hábito usar uma camiseta por baixo da camisa, bastou uma cena do filme Aconteceu naquela noite, com o ator Clark Gable, para isso logo mudar. Ao tirar a camisa em uma das cenas, Gable exibe o peito nu, sem camiseta por baixo, como era o costume da época. Depois disso os homens passaram a não usar mais a costumeira camiseta, causando até mesmo prejuízo aos fabricantes da época.
FIM DE UMA ERA
Então, ao final da década de 30, o prenúncio da Segunda Guerra Mundial anunciava mais um período de dificuldades, e que marcaria a história para sempre. Roupas começaram a apresentar uma linha mais militar, além de se tornarem mais práticas, como a abertura lateral nas saias, por exemplo.
Mas esse assunto fica para um próximo post da nossa série especial sobre a história da moda ao longo das décadas.