Fotos: Pinterest/reprodução internet
O estilista Zac Posen anunciou o fim da sua etiqueta homônima, da qual era diretor criativo, no início do mês de novembro. Segundo Posen, não foi possível conseguir novos investidores ou compradores. Por consequência, cerca de 60 trabalhadores ficaram desempregados. A última coleção de alta costura da grife, que não foi desfilada na New York Fashion Week deste ano, não será comercializada.
Posen finalizou em 2001 a graduação pelas Central Saint Martins e Parson’s School of Design. Na época, ele tinha apenas 21 e não demorou muito para que marcasse sucesso nos grandes eventos. Especializada em vestidos de festa, a grife encerra as atividades aos 18 anos de história e ficou famosa por produzir alguns dos mais conhecidos looks dos red carpets. As peças de Zac Posen são reconhecidas facilmente: geralmente são caracterizadas por glamurosos vestidos que destacam a silhueta feminina.
Por enquanto, o estilista continua com a linha ready-to-wear ZAC Zac Posen, fundada em 2013, e como diretor criativo da sessão feminina da Brooks Brothers. Sobre o encerramento da grife, ele disse à Vogue americana: “foram quase 20 anos de amor, estou muito triste. Mas tive sorte de me expressar de forma criativa e ter feito um trabalho incrível com pessoas apaixonadas”. Para conhecer mais a história do precoce talento, o documentário House of Z (2017), disponível na Netflix, registra os altos e baixos da sua trajetória no mundo da moda.
Confira algumas criações memoráveis de Zac Posen:
Natalie Portman, primeira famosa a usar Zac Posen, na premier de Star Wars em 2002
O famoso Glowing Dress para Claire Danes no Met Gala 2016
Vestido feito com impressora 3D para Jourdan Dunn no Met Gala 2019