Há algumas semanas, Marc Jacobs completou 40 anos desde a fundação de sua marca. Ao longo das últimas quatro décadas, ele conseguiu se manter relevante, sendo um dos designers mais importantes de sua geração, especialmente para a moda de Nova York. Por estar divulgando de forma relativamente discreta seu aniversário no Instagram, o público não sabia muito o que esperar de seu desfile de Primavera 2024.
Então, o estilista trouxe uma estética semelhante à de uma casa de bonecas para a passarela. Cadeiras gigantes e uma mesa (uma peça de 2006 do artista Robert Therrien, emprestada do Museu de Arte Buffalo AKG) foram colocadas no cenário do show, associadas a um senso de maravilha infantil, e é daí que vem o nome da coleção “Wonder”, que reflete o amor de Jacobs pelo comum. Em suas próprias palavras: “É uma afeição constante e significativa ao longo da vida. Através da inevitável lente do tempo, meu copo permanece cheio de maravilha e reflexão. Ao examinar o memorável e o mundano, abstraímos e exageramos nosso desejo de expressar algo ingênuo e elegante.”
A maior característica impressa de seu desfile é sua brilhante capacidade de ser completamente contemporâneo e deste momento, enquanto, de outro tempo. Na beleza, podemos identificar silhuetas, cabelos e maquiagens glamourosas dos anos 60. Os penteados retrô e a maquiagem vintage de longos cílios assinada por Diane Kendal contribuíram indiscutivelmente para a atmosfera “dollhouse”.
As roupas, sapatos e bolsas foram moldados ao corpo como se fossem feitas de papel para bonecas, de forma que ficaram afastadas, muito caricatas, beirando o bidimensional e o tridimensional. Suéteres e vestidos longos brilhantes, saias cinzas, Mary Janes, casacos e tops pastel apareceram na coleção, que, na maior parte, apresentou um tipo de vestimenta mais corporativa, conservadora e antiga de escola. Marc reforça para esta temporada a perspectiva distorcida e extrema das proporções apresentada como forte tendência ao longo das semanas de moda, e por aqui seguimos de olho para ver se esse estilo irá vingar nas estações de 2024.
Fotos: Vogue