Crédito da foto: South China Morning Post
A chegada da Vogue a Hong Kong e à Grécia, mostra que o meio impresso e a cena fashion ainda despertam muito interesse de grande parcela da população mundial.
A Vogue Hong Kong chegou às bancas no dia 3 de março e rapidamente foram esgotados os exemplares. Sob a licença da Condé Nast International, a Vogue Hong Kong está entrando em um mercado forte para a publicidade impressa. As marcas investiram cerca de US $ 1,2 bilhão na mídia impressa em 2017, e a PwC espera que os gastos com publicidade tradicional continuem crescendo até 2022 no país.
Edição de estreia da Vogue Hong Kong (Crédito da Foto: Vogue Business)
Segundo um relatório conjunto da Ruder Finn e do Consumer Search Group, 39% dos habitantes de Hong Kong disseram que as propagandas em revistas e jornais influenciaram suas decisões de compra de luxo, mostrando que a mídia impressa é mais eficaz do que as mídias sociais nesse quesito.
A Vogue Hong Kong será a 26ª edição da publicação no mundo todo. Desiree Au foi nomeada editora. Recentemente, Au foi editora da Time Out Hong Kong e escreveu para publicações como The New York Times Internacional e o South China Morning Post. A edição impressa da revista será publicada em chinês tradicional, enquanto o site será bilíngüe (chinês e inglês).
Desiree Au, editor-chefe da Vogue Hong Kong – Crédito da foto: South China Morning Post
Hong Kong é um mercado relativamente maduro, especialmente quando se trata de publicações de moda feminina. Neste ano, a Harper’s Bazaar de Hong Kong comemorou seu 30º aniversário (a Elle Hong Kong alcançou esse marco em 2017, e a Cosmopolitan Hong Kong em 2014), enquanto a Marie Claire existe desde 1990.
Markus Grindel, diretor administrativo de licenciamento de marcas da Condé Nast International em Londres, diz que Hong Kong é grande o suficiente para sustentar sua própria edição da Vogue, não apenas pelo tamanho de sua publicidade e negócios de luxo, mas o mais importante, porque tem um público altamente instruído interessado em ler uma revista como Vogue. “Hong Kong tem uma cultura muito rica e uma longa história em moda. Isso para nós é a medida que diz que o mercado está pronto para nós”, conclui.
VOGUE TAMBÉM MARCA SUA ESTREIA NA GRÉCIA
Bella Hadid na capa da Vogue Grécia (Foto: Txema Yeste)
Recentemente, também ocorreu o lançamento da Vogue Grécia. À frete da revista está Thaleia Karafyllidou, que, ao assumir o cargo, aos 29 anos, tornou-se a mais jovem editora-chefe da Vogue, trabalhando lado a lado com Nicolas Georgiou, que se une à equipe como diretor criativo e de moda.
Thaleia Karafyllidou, editora-chefe da Vogue Grécia Foto: Thanassis-Krikis
A revista, junto com o site da publicação, reflete, segundo a Condé Nast International, o crescimento do mercado da moda e de luxo do país, que mostra “uma recuperação econômica significativa” além de um “renascimento cultural”.